Festa de Agosto

Qual será o futuro das Festas de Agosto?



Caminhando para o bicentenário, as Festas de Agosto acontecem em Montes Claros desde que a cidade ainda era Arraial das Formigas.

Nas primeiras edições a festa acontecia em ruas de chão batido, sem movimento, e, no mês de agosto, tudo girava em torno dos festejos. Após levantar os mastros em homenagem ao Divino Espírito Santo, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, os congadeiros acreditavam ter se instaurado um tempo sagrado na cidade.

Os tradicionais cortejos tinham a função de purificar as ruas da cidade, e persistem até hoje nessa mesma fé.  Apesar de a cidade ter crescido, o ritual é o mesmo e o pequeno trajeto, que vai da Praça Dr. João Alves à Igrejinha do Rosário, na Avenida Coronel Prates, é cada vez mais demorado. Isso porque se uma pessoa, ou até mesmo um cachorro, atravessar o cortejo, o ritual de sacralização é quebrado e é preciso começar tudo outra vez, a partir do ponto em que foi atravessado.

Com a falta de estrutura para a mobilidade urbana de Montes Claros, já não é mais possível interromper o trânsito por tanto tempo e em horários de extremo movimento. Além disso, há muito, a religiosidade da festa foi substituída pelo entretenimento e dificilmente as pessoas vão esperar até que o cortejo passe completamente para atravessar a rua, por desconhecimento do ritual, ou por falta de paciência mesmo.

Então, fica a pergunta: Qual será o futuro das Festas de Agosto em Montes Claros.
Descentralizar o cortejo? Reduzir o trajeto? Replanejar o trânsito no centro da cidade e manter a tradição das festas?


É esperar pra ver o que acontece.

Comentários

  1. Jurandir Barbosa Poetasegunda-feira, 18 agosto, 2014

    28º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético - Antologia Comemorativa


    Caros poetas e amigos, entre os dias 04 e 12 de outubro/2014 acontecerá o Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, e neste 28º ano consecutivo de seu acontecimento, estaremos publicando a antologia comemorativa.

    Todos os poetas estão convidados para esta obra, onde o custo será dividido entre os participantes. Cada poeta publicará três poemas e junto enviarão foto (em boa resolução) e breve biografia (máximo de SEIS linhas). Esta antologia será lançada dentro da programação do evento que acontecerá na cidade de Montes Claros-MG, em data a ser definida, entre os dias 04 e 12 de outubro/2014.

    A antologia tem em seu princípio primeiro, comemorar o aniversário do Salão, evento este, o mais longevo da poesia brasileira. Também de forma democratizada e socializada, permitir que poetas possam realizar o desejo de publicar a sua obra, com baixo custo.

    A obra terá sua inscrição do ISBN e depósito legal junto a Biblioteca Nacional, não poderá ser comercializada em livrarias ou por quaisquer outros meios de “pessoas jurídicas, inclusive em livrarias virtuais”. Apenas os poetas participantes poderão comercializar os exemplares que receberão por direito.

    O copyright (C) constará na ficha técnica em favor dos autores, a propriedade intelectual da obra e direitos. Não haverá uma reedição da obra. Cada autor participante poderá solicitar, dentro do período de inscrição para a antologia, a quantidades de exemplares que julgar necessário e responsabilizando-se pelo custo adicional.

    Não serão aceitos poemas para publicação na antologia, que fira ou incite contra as opções e minorias. Poemas com conteúdos pejorativos à cor, condição sexual, crenças, religiões e outros, serão excluídos da participação na antologia.

    Cada autor assumirá a responsabilidade da autoria da obra enviada.

    Cada participante receberá ao todo, DOZE exemplares da antologia sendo que, DEZ serão do autor e outros DOIS exemplares serão carimbados como DOAÇÃO para que o mesmo o faça para duas bibliotecas públicas que ficarão a sua escolha.

    O custo para cada participante será de R$160,00 (cento e sessenta reais).

    Estudantes da rede pública de ensino (escolas e universidades) e aposentados (com renda de até DOIS salários mínimos) contribuirão com R$120,00 (cento e vinte reais).

    Poemas, foto, biografia e comprovante de pagamento deverão ser enviados para o e-mail: catrumano@catrumano.com.br

    ResponderExcluir
  2. Alice Ruiz S, Eder Cardoso,
    Livraria da Vila e Iluminuras

    convidam para o lançamento do livro:


    Jeito de bicho
    Sábado 30 de agosto de 2014
    das 11h às 14h



    Livraria da Vila - Fradique
    R. Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena
    fone: 3814-5811

    Estacionamento conveniado:
    Rua Fradique Coutinho, 983

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma prazer receber sua visita. Obrigada pelo comentário.