Oficinas de arte

Tim Arteducação promove encontro em Montes Claros

  O evento proporciona momentos de troca de experiências e vivências para a produção dos espetáculos 

 

 
Realizada desde 2011, a série “Diálogos para Construção de Espetáculos” reúne articuladores, arteducadores, e demais profissionais envolvidos com o Programa TIM ArtEducAção,  e propõe sempre uma discussão para que se alcance a excelência na produção e execução de um espetáculo. Em Montes Claros, o encontro será no dia 28 de maio às 19h no Caic do Maracanã. O evento é aberto ao público, direcionado para arteducadores da cidade, oficineiros e monitores do programa e demais pessoas interessadas em cultura, arte e educação.

Segundo o diretor de teatro, presidente da ONG Humanizarte e idealizador do programa TIM ArtEducAção, Marcelo Soares de Andrade, o encontro chamado de “Diálogos” é a oportunidade de encontrar com todos os integrantes do programa na cidade para desenvolver uma conversa e compartilhar conhecimentos. “Desde que iniciamos a série “Diálogos” os resultados sempre foram positivos e elevaram a qualidade das apresentações. É nesse momento que surgem as trocas de experiências, que contribuem para o enriquecimento intelectual e artístico na montagem das apresentações que resultam em trabalhos surpreendentes e fabulosos. A série “Diálogos” refirma o eterno compromisso de aprendizagem em mão dupla, uma das características do TIM ArtEducAção.”

Para Virgínia Bittencourt Moura, coordenadora Executiva do Projeto TIM ArtEducAção e articuladora do programa em Viçosa, a série de “Diálogos para Construção de Espetáculos” faz parte do calendário de atividades do programa nas cidades e todos aguardam com entusiasmo o início dos encontros. “A série “Diálogos” é o momento que os articuladores, professores e alunos recebem a orientação técnica para a construção dos espetáculos e que proporciona uma incrível troca de experiências de alto nível teórico e cultural. Todo o processo é rico e fundamental para desenvolvimento de trabalhos belíssimos e encantadores”. 

O texto do espetáculo que será trabalhado com as crianças e adolescentes que participarão das oficinas na cidade é “Em Busca do Extraordinário”, adaptado pelo articulador e os arteducadores. “Encantado pelas maravilhas do universo, um "Sherlock Holmes Clown" viaja pelo tempo e espaço à procura do que encanta a alma humana. Em sua jornada ele encontrará com civilizações antigas, onde já se esboçavam o esforço do homem por impressionar seus semelhantes através de demonstrações de perícias e peripécias físicas, cênicas, dramáticas e poéticas. Prosseguindo pelo tempo, o nosso protagonista avistará no palco, um desfile que representará a evolução do mundo circense desde seus primórdios na Roma Antiga, perpassando pela fase áurea do século XIX até suas manifestações mais contemporâneas. E assim o Sherlock e nosso público se encantarão com essa jornada "Em Busca do Extraordinário"”, conclui Leonardo Araújo articulador de Montes Claros. 

Também no dia 28, a coordenadora Executiva do Projeto TIM ArtEducAção, Virgínia Bittencourt visitará as oficinas artístico-pedagógicas realizadas pelo programa na cidade e oferecerá uma preparação técnica e prática para oficineiros e alunos. “As visitas às oficinas são essenciais e contribuem para o enriquecimento do andamento das atividades. O objetivo é oferecer apoio metodológico e artístico, visando colaborar com os trabalhos realizados nas oficinas e potencializar os resultados”, explicou Virgínia.

Para Leonardo Araújo, a série de “Diálogos” proporciona momentos de interação e a aprendizado que serão levados para a construção dos espetáculos. “Estamos com grande expectativa pela realização do encontro e para o diálogo a respeito da construção do espetáculo, na perspectiva de crescer e elaborar nossos pensamentos, ideias e concepções para execução da Mostra Cultural de 2015. Confiando que a confluência de inteligências e imaginações diversas seja elemento de aperfeiçoamento de nosso evento.”

Em Montes Claros, 250 vagas são ofertadas para alunos de 12 escolas da rede pública, direta e indiretamente, para as oficinas de teatro, música, dança, circo, artes visuais e arte digital. O programa é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, o Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Legião da Boa Vontade e o Projeto Juventude Cidadã.

Série “Diálogos”

Nas demais cidades, durante o Diálogos, Marcelo Soares de Andrade, se reúne com os arteducadores e articuladores do TIM ArtEducAção para conversar sobre o tema proposto para a próxima ou realizado pela última Mostra Artística, em cada cidade. Nas reuniões, são discutidos também, os roteiros pré-definidos e os principais pontos das apresentações. As cidades que já apresentaram suas mostras aproveitam a oportunidade para troca de conhecimento e críticas. Além da equipe do TIM ArtEducAção, os interessados em conhecer mais sobre a produção de um espetáculo também podem participar gratuitamente dos encontros. 

A partir desses encontros, as oficinas de dança, música, teatro, artes plásticas, arte digital e outras, em cada cidade, começam a trabalhar em sintonia para a construção da Mostra Artística, que são realizadas nas cidades atendidas pelo Programa, ao final do semestre. Os espetáculos reúnem os resultados do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores de todas as oficinas e incentivam a formação de público ao final de cada ciclo do Programa. Os temas são variados e muitas vezes valorizam a literatura brasileira, as manifestações culturais e folclóricas de todo o país e histórias das cidades. Além de premiar e reconhecer o esforço dos alunos e arteducadores incentiva o ingresso de novos alunos no Programa, mostra aos familiares e à cidade o trabalho desenvolvido pelas oficinas artísticas. 


O evento já faz parte do calendário cultural dos municípios. No palco, os jovens vivenciam a experiência singular de fazer parte de um espetáculo. E, na plateia, os familiares, amigos e comunidade ficam empolgados com os resultados obtidos. 

TIM ArtEducAção
Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, em oficinas artísticas, ministradas em 13 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Comentários