Brasília de Minas



8º Festival do Beiju marca as comemorações de aniversário da cidade
Além da confraternização e diversão, o Festival é uma oportunidade de geração de renda para os microempreendedores individuais do município
 


POR JERÚSIA ARRUDA


Desde a última sexta-feira, a cidade de Brasília de Minas, no Norte de Minas, está em festa.  Mas uma festa diferente, aquela que celebra, de um jeito simples e acolhedor, a cultura, a arte e os costumes de uma população acostumada à vida do interior, simples e rica em valores.

O motivo dessa festa é a comemoração dos 122 anos da cidade que nasceu Arraial de Contendas, se tornou Vila de Brasília, até chegar a Brasília de Minas, a Brasilinha norte-mineira, palco de tantas histórias e com tanta importância para região e para o Estado.

As comemorações de aniversário começaram na sexta-feira (15), com a abertura do 8º Festival do Beiju e Culturas Tradicionais, que vai até 25 de julho. Desde então, quem sai à noite pelas ruas da cidade, encontra, em pontos estratégicos, beijus dos mais diversos sabores, produzidos pelos moradores da cidade, muitos deles empreendedores que têm na produção do beiju sua principal fonte de economia.

Além dos beijus, que abrem espaço para o microempreendedor colocar em prática seus talentos, o Festival também tem uma programação festiva, com atrações musicais e apresentações culturais.

- Brasília de Minas tem uma cultura muito rica, com raízes tanto na cultura tradicional e folclórica, quanto nas manifestações artísticas mais modernas. Para comemorar essa importante data, de 122 anos da cidade, estamos unindo todas essas manifestações culturais, reunindo o povo brasilminense em torno de sua própria história – explica o prefeito Jair Oliva Júnior.

O prefeito destaca que, mais que diversão, o festival é uma oportunidade para geração de renda.

- O município aderiu à Lei Geral do Microempreendedor Individual e, com isso, já foram formalizados mais de 300 micro e pequenos empresários em diversas atividades econômicas, e o Festival, por reunir milhares de pessoas, se configura como uma oportunidade para esses microempreendedores apresentarem e comercializaram seus produtos – observa Oliva.

Mas o grande destaque do festival é mesmo o beiju, e Brasília de Minas tem grande potencial no cultivo da mandioca, matéria-prima para sua fabricação.

- Trabalho com produção de beiju há dois anos. Fiquei muito feliz em ser convidada para comercializar meus produtos no Festival, que é uma porta de entrada para aumentar minhas vendas e me tornar mais conhecida. É realmente uma oportunidade excelente para apresentar os novos sabores, dentre eles o de carne seca, o mais pedido – avalia Maria Rita, microempreendedora individual.

Gisele Ramos é de Brasília de Minas, reside em Belo Horizonte e veio para a cidade justamente para participar da festa.

- Estou encantada com o nível de organização do Festival. Faz um bom tempo que não vinha a minha cidade, me surpreendi. Inclusive não gostava de beiju, mas fiquei encantada com a forma como é feito e, principalmente, com a variedade de sabores, muito diferente do que conheço na capital. Quero voltar mais vezes e me sentir tão à vontade como neste ano.

PROGRAMAÇÃO
No palco do Festival, montado na Praça da Matriz, já passaram artistas como Tino Gomes, Reinaldo (Terra Samba), Tiritrio, a dupla Alex e Rafael, Ely Pinto, Léo Mattus, as bandas Chamego Bom, Aos Trapos, Etimologia, Raízes do Forró, entre outras atrações.

Na Casa de Cultura Contendas, foram apresentados o espetáculo circense Titetê em Conserto, teatro com o grupo Tuia e espetáculo de danças tradicionais – Gingados Frevo e Improviso. O Festival também realizou o Encontro de Motociclistas e show de Wheeling.

Todos os dias, a partir das 18 horas, as barracas oferecem aos brasilminenses e visitantes, bebidas e comidas típicas da região, além, é claro de muitos beijus.

A programação continua nesta quinta-feira (21), com apresentação do espetáculo circo teatral ‘Os Satimbancos’, às 20h, na Casa de Cultura Contendas, e às 21h30, tem show com Dy Brasil e Banda Arroz com Pequi, na Praça da Matriz.

Na sexta-feira (22), às 20h, espetáculo teatral Iroko Pequi, e às 21h30, Festival Viola dos Gerais. No sábado (23), shows com a banda Cheiro de Pimenta e Mr. Vibe, a partir das 21h. No domingo (24), às 21h30, tem espetáculo cênico-musical com Saulo Laranjeiras e, às 23h30, show com a banda Balancê.

Encerrando a programação, na segunda-feira (25), às 21h, show com Marina e a Outra Banda da Lua, e banda Baião Tropical, às 23h30.

Na terça-feira (26), dia do aniversário da cidade, a programação é especial, a partir das 18h, com levantamento do Mastro e Missa Campal em homenagem à Padroeira Senhora Sant’Ana, comemorando, também os 184 anos da Paróquia.

- Toda a programação é gratuita e contamos com a participação de todos, para comemorar o aniversário da nossa cidade – convida Ricardo Simões, secretário municipal de desenvolvimento, Cultura e Juventude.

BRASÍLIA DE MINAS

A primitiva povoação tem origem no desmembramento freguesia de Morrinhos, a mais antiga da margem do rio São Francisco. Com o desmembramento, é criada a paróquia de Sant’Ana de Contendas. A história conta que esta denominação se deve às desavenças entre os habitantes sobre a escolha do local onde seria construída a igreja.

O Arraial de Contendas foi elevado à vila em 1890. Em 1901, passou a ser chamada Vila de Brasília e, em 1923, teve o nome reduzido para Brasília. Com a transferência da Capital da República para o Planalto Central, conforme historiadores do Município, a cidade cedeu gentilmente seu nome para a futura capital, em um acordo político entre o presidente Juscelino Kubitschek e o então prefeito, Dr. Cassiano Alves de Oliveira.

Para não abrir mão totalmente do nome, decidiu-se, em 1962, através da Lei 2.694, apenas acrescentar o adjunto ‘de Minas’, se tornando Brasília de Minas.

Vizinho a dos municípios de Luislândia, Mirabela e Japonvar, Brasília de Minas se situa a 54 km a Sul-Leste de São Francisco a maior cidade nos arredores, O município é composto por cinco distritos: Fernão Dias, Vila de Fátima, Angicos de Minas, Retiro de Santo Antônio e Vargem Grande.

Comentários