Festas de Agosto



Fé, cultura e arte

Montes Claros se prepara para a 177ª edição da mais tradicional festa da região

  
Montes Claros já está se enfeitando para a Festa (Foto: Fábio Marçal)

Já está definida a programação religiosa das tradicionais Festas de Agosto de Montes Claros. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a festa entra na 177ª edição e será realizada paralela ao 38º Festival Folclórico. As Festas de Agosto reúnem tradição e religiosidade através dos grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos, expoentes dos povos e raças que compuseram a formação do povo montes-clarense.

A abertura oficial do evento será na terça-feira, 16/08, às 20h, no Centro Cultural Hermes de Paula. Na quarta-feira (17), será erguido o Mastro de Nossa Senhora do Rosário, a partir das 21h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. No dia seguinte, o reinado de Nossa Senhora do Rosário será celebrado a partir das 10h, com saída da praça Dr. João Alves.

Na noite do dia 18h é a vez do mastro de São Benedito ser erguido. O evento será a partir das 21h. No dia seguinte a celebração do reinado de São Benedito também será às 10h com saída da praça Dr. João Alves.

No dia 19 será erguido o último mastro, o do Divino Espírito Santo. A cerimônia será às 21h na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Como nos outros, o reinado será celebrado no dia seguinte a partir das 10h pelas ruas do Centro.

Assim como nos anos anteriores, no domingo, 21, será realizado o Encontro Mineiro de Ternos de Congado, que terá início a partir das 10h na Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos. Às 16h uma procissão deverá encerrar a programação religiosa da festa, com um percurso que será traçado pelas principais ruas do Centro da cidade.

Comentários