Cia. do Sonho

Companhia comemora dez anos com casa nova

Na caixa de mensagem, um convite especial da produtora cultural, Solange Sarmento para visitar o galpão da Cia dos Sonhos, em Montes Claros - localizado à Rua Juramento 325, Bairro Cintra, logo depois do viaduto do Roxo Verde, na avenida de fluxo de ônibus, antes de chegar ao posto de combustíveis .
Com o convite, as novidades da Cia do Sonho para 2009.

A Associação Cultural Companhia do Sonho comemora dez anos se dando um belo presente: faz adaptações no galpão-sede para melhor realizar suas atividades culturais e artísticas.

No início de 2008, a Cia do Sonho alugou um galpão na Rua Juramento 325, Bairro Cintra para ser sua sede, espaço que atenderia aos ensaios do espetáculo “Folianus Catopê” e que também seria utilizado para apresentações e oficinas. O galpão alugado parecia mesmo uma imensa garagem, já que tinha paredes em três lados apenas, ou seja, não era fechado, o que não proporcionava segurança e também restringia as atividades por não ter vedação de luz, e outros requisitos para apresentação de determinados espetáculos.

Neste ano, a Cia do Sonho decidiu fechar o galpão, construindo ali um espaço mais apropriado para receber atividades artísticas e também para dar mais segurança ao local. O espaço passa a abrigar um telecentro comunitário, doado à Associação, por verba de Gabinete do Deputado Ruy Muniz, advinda na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus e do Norte de Minas, e pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas.

A Cia do Sonho também foi contemplada com o “Prêmio Cena Minas 2009” que a possibilita oferecer à comunidade Cursos de Artes Gratuitos, além de manter um intercâmbio cultural e artístico com o Grupo Teatral Pirraça em Praça, da cidade de Fruta de Leite.

Programação
Neste semestre, a Cia abre vagas para os cursos de Contação de Histórias, Flauta Doce e Artesanato em Jornal (interessados devem ir ao galpão, na Rua Juramento, no horário de 9h às 12h e de 14h às 17h30).

Além de servir de espaço para estas atividades, o novo galpão será utilizando para ensaio do espetáculo “Folianus Catopê” (foto), texto de Paulo Henrique Dias Costa, sob a Direção de Solange Sarmento e Paulo Henrique, trabalho contemplado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, a ser apresentado, ainda neste semestre, nas cidades de Taiobeiras e Brasília de Minas;

Ensaio do espetáculo “Andarilho do São Francisco”, texto de Amelina Chaves, sob a Direção do Joba Costa, que estréia no próximo mês de agosto e será apresentado nas cidades de Januária, São Francisco, Pirapora e Buritizeiro;

Ensaio do espetáculo de bonecos “Vila Vai quem Quer”, que trata do problema da dengue, levado às escolas públicas pelo SESC-MG de Montes Claros;

Ensaio do “Cantocia” uma intervenção musical teatralizada, com canto e teatro de cantigas de trabalho de várias regiões do país, encomendado pelo SESC-MG de Montes Claros para ser apresentado na Festa de 1º de Maio, realizada pela prefeitura de Montes Claros.

Cia. dos Sonhos
A Associação Cultural Companhia do Sonho, sociedade civil de direito privado, de caráter artístico e sócio - cultural, sem fins lucrativos criada em mil novecentos e noventa e nove, quando iniciou seu ensaio do espetáculo “A Caravana da Ilusão” e oficializada judicialmente em 2006, faz neste ano de 2009 um investimento em seu espaço físico (mesmo que este ainda seja locado), para bem atender suas atividades, e, como diz Solange, “para cada vez mais continuar investindo em sonhos. Sonhos estes que têm beneficiado, paulatinamente, uma camada da população que nem sempre tem oportunidade de receber ferramentas e produtos culturais, e que atendam a um dos direitos humanos ainda pouco usufruídos pela população em geral: o direito à Cultura”.

Comentários

  1. Ola Jerusia, tudo bem?

    Gostaria de te convidar para o show que farei em Moc no próximo 06 de junho, no Quintal.
    Um abraço

    Águia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma prazer receber sua visita. Obrigada pelo comentário.