Aberto de Xadrez José Raul Capablanca

Primeiro Aberto de Xadrez do ano, em Montes Claros

Acontece neste sábado, dia 14 de fevereiro, o Primeiro Aberto de Xadrez José Raul Capablanca, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. O torneio, que abre oficialmente o circuito de xadrez de 2009, é organizado pelo Clube de Xadrez e reúne jogadores de todas as idades.
José Raul Capablanca (1888/1942), reconhecido como uma espécie de gênio, nasceu em Cuba e hoje é considerado um Mozart do xadrez pelo brilhantismo e criatividade. Ele começou a jogar em Havana, aos quatro anos de idade, apenas observando as jogadas do seu pai. Aos 12 anos de idade vencia o campeão cubano, Juan Corzo.
Campeão do mundo por seis vezes, Capablanca chegou a jogar no Kremlin, na presença de Josef Stálin.
Ao dar o seu nome ao torneio, o Clube de Xadrez de Montes Claros quer prestar uma homenagem a uma figura que inovou e continua sendo referência para jogadores em toda a América Latina. "É uma justa homenagem, um jogador brilhante, campeão mundial tantas vezes e que tem muito ainda a ser pesquisado", reflete Cássio Eduardo Gomes Nobre, coordenador do torneio.
O aberto será realizado no sistema suíço, com cinco rodadas e com um ritmo de jogo de 30 minutos para cada jogador finalizar a partida. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Clube de Xadrez de Montes Claros. O clube fica na avenida Cula Mangabeira, número 108, próximo ao prédio da Prefeitura.

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa. A consolidação do xadrez para o cenário esportivo em Montes Claros é mais uma conquista para nossa cidade. Poucos sabem do grande valor que o ofício pode proporcionar ao intelecto. Parabenizo ao garoto Giovanni (11 anos) que venceu magistralmente o torneio.
    Klevson Pires Martins

    ResponderExcluir
  2. Àqueles que proporcionaram o evento, minhas congratulações e satisfação. Os enxadristas e damistas de Montes Claros, não podem ficar desprovidos de um ambiente próprio para tal prática esportiva. Contamos com o dinâmico Prefeito Municipal e sua equipe em manter o funcionário Cássio e a instalação na biblioteca municipal.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o torneio, estive lá no dia e presenciei o nascimento de um talento chamado Giovanni de Paula e Monteiro (11anos), o qual venceu magnificamente seus adversários experientes e de idades bem elevadas. Parabéns meu amigo Giovanni, você despertou em nós uma satisfação enorme em assistir suas partidas que demonstraram seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Montes Claros é mesmo uma cidade de múltiplos talentos. O torneio de xadrez foi uma clara demonstração dessa versatilidade. Que genialidade do garoto Giovanni! Emocionante! Tomara que a cultura da cidade tome seu rumo e avance

    ResponderExcluir
  5. Giovaninho, parabéns pela vitória!! Espero que este torneio sirva de motivaçao para você estudar xadrez. Só a intuição e o talento não serão suficientes daqui para frente. A teoria é importante, filhinho. Eu e a sua mãe estamos orgulhosos de você. Te amo e até breve!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma prazer receber sua visita. Obrigada pelo comentário.