Grupo Folclórico Aruanda

Em turnê pela Grécia grupo apresenta cultura popular do Brasil


Um dos mais respeitados representantes da cultura popular do Brasil, o Grupo Folclórico Aruanda é tido como referência nacional e internacional em manifestações populares não só de Minas Gerais, como de todas as regiões do país e tem sido convidado freqüentemente a participar de festivais de folclore, seminários, congressos e eventos turísticos em diversas regiões do país e do mundo.

Neste ano, o Aruanda participa, mais uma vez, participar de festivais internacionais de folclore, desta vez na Grécia, em Aigio, considerado um dos maiores e melhores encontros de grupos folclóricos do mundo.


Convidado especial na cidade de Chania, localizado na ilha de Creta, em Santorini e Nafplio, o Aruanda será o primeiro grupo parafolclórico brasileiro a participar destes festivais.

Intercâmbio
Os festivais são organizados pela IOV - International Organization of Folk Art, uma organização mundial, que tem como principal objetivo promover a compreensão e a tolerância entre os povos do mundo através do intercâmbio de atividades culturais diversificadas na manutenção do ideal da paz mundial. Membro da UNESCO, seu trabalho baseia-se no respeito dos direitos humanos fundamentais e liberdade de todos os povos do mundo, o que dignifica sua participação no projeto "Cultura de Paz" da UNESCO.

A principal característica desses festivais é apoiar grupos que se dedicam à pesquisa da cultura e da arte tradicional de seus países e difundir seus trabalhos no campo das artes, das danças folclóricas, dos grupos musicais e do teatro popular, através de simpósios, congressos, seminários, exposições de artes, dentre outros. São ainda, eventos de grande relevância porque possibilitam a valorização e difusão das manifestações da diversidade cultural, além de contribuir para a sua preservação.

Na Grécia, o Grupo Aruanda apresentará diversos espetáculos fazendo uma viagem pelas regiões do Brasil mostrando algumas manifestações folclóricas e explicando suas características, origens e especificidades.


A expectativa é despertar, entre os povos dos países participantes e nos turistas que lá estiverem, o interesse e a admiração pelas manifestações folclóricas brasileiras, especialmente as danças e os cantos populares; criar oportunidade de qualificação e troca de experiências entre artistas e contribuir para a formação e fortalecimento de público e mercado para a cultura e o turismo brasileiros.

Comentários