Fabiana Lima e Bruno Andrade

Dupla comemora onze anos de uma parceria marcada pela força poética da música afro-mineira

Se houvesse uma palavra que pudesse resumir o trabalho do duo Fabiana Lima e Bruno Andrade, esta certamente seria persistência. Na verdade, seriam necessárias duas palavras: persistência e talento.

Juntos há onze anos, os jovens músicos são genuínos representantes da cultura popular, com um repertório que faz um fusion de elementos das culturas africana e brasileira.

Além de cantora, compositora e percussionista, Fabiana Lima também toca flauta transversal. No palco, a cantora fascina a platéia e domina a cena como ninguém, sempre acompanhada do fiel parceiro Bruno Andrade, que dedilha com maestria o violão de sete cordas e a acompanha nos vocais. Por onde passa, a dupla leva a platéia ao delírio.

Depois de lançar três CD’s e participar por quatro anos do projeto Conexão Vivo de música, o trabalho da dupla recebeu um novo fôlego com a aprovação do projeto Caravana Cultural do Cerrado no Programa BNB de Cultura 2010. “Nesse projeto comemoramos 11 anos de carreira e trazemos os conhecimentos sobre as manifestações culturais do Norte de Minas que adquirimos nesse período”, explica Fabiana.

Com o Caravana Cultural do Cerrado, Bruno e Fabiana farão um circuito de shows e oficinas nas cidades de Bocaiúva, Brasília de Minas, Mirabela e Francisco Sá, com acesso totalmente gratuito. “O projeto irá trabalhar a formação de público através de show musical voltado para este segmento. Nas oficinas ensinaremos as crianças a fabricar e tocar instrumentos de percussão a partir de materiais recicláveis”, conta Fabiana.

Segundo a cantora, no projeto serão utilizados elementos culturais das manifestações norte-mineiras, como a folia de reis e o congado, características das cidades que fazem parte do circuito. “A proposta é despertar o interesse dos jovens para sua própria identidade cultural. Os oficinandos serão crianças na faixa etária de cinco a dez anos, que também farão parte do show, onde serão apresentados os resultados da oficina”, ressalta a cantora.

Produção Musical

No CD Marambaia (2005), a dupla faz um registro sonoro do show Marambaia, espetáculo musical firmado nas manifestações tradicionais populares. “Com esse espetáculo percorremos várias cidades mineiras durante cinco anos”, lembra Bruno. O espetáculo foi viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, através do projeto Conexão Telemig Celular, se destacando no cenário cultural mineiro pela expressão cênica e trabalho autoral.

Em Tambores Nus (2007), a dupla continua a pesquisa iniciada no primeiro CD, explorando uma nova vertente, ainda não experimentada: o samba. “Dois segmentos, samba e congado, ambos vindos do mesmo berço africano, juntos no mesmo CD. Foi uma experiência incrível”, observa Fabiana.

Desde 2008, entre espetáculos e oficinas, a dupla vem desenvolvendo diversos projetos no Paraná e produziu o CD “Vinte canções desesperadas e um poema de amor”, fruto da parceria com o poeta paranaense Luiz Zanotti. O CD foi lançado no Teatro Paiol, em Curitiba, seguindo em turnê por Minas Gerais.

Outro projeto da dupla é o grupo Trinca de Ás, com Hélio Carneiro na percussão, dedicado ao samba de raiz e choro instrumental. “Neste ano também vamos participar do Ponto de Cultura, do Ministério da Cultura, com oficinas de lutheria voltados para formação cultural. As oficinas serão realizadas na cidade de Chapada Gaúcha”, completa Bruno.
 
Aprendizado
Com o cuidado de levar uma produção musical que faça jus à identidade mineira, Fabiana Lima e Bruno Andrade dizem que passam a maior parte de seu tempo estudando, pesquisando sobre a história da formação cultural do povo norte-mineiro e, na medida do possível, tentam transferir o aprendizado para o palco, de forma que possam aproximar o público um pouco mais de sua própria história. “Nosso trabalho é uma homenagem ao povo brasileiro”, resume Fabiana.

Comentários

  1. Queridos,
    Precisamos de um votinho pra levantar nossa moral no maior festival de música do Brasil. O Conexão Vivo! A votação popular acaba hoje!

    Pra votar é bem rapidinho:

    Basta clicar no ícone verde onde está escrito “Vote nesse perfil”, (do lado esquerdo logo abaixo à foto). A página ficará levemente escura, e em alguns segundos aparecerá no meio da página uma janela pra digitar um código e pronto!

    Segue o link para votar:
    http://trincadeas.conexaovivo.com.br/


    Brigadão gente!
    Grande abraço a todos e vamos que vamos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma prazer receber sua visita. Obrigada pelo comentário.