VIII Troféu Bola Cheia

Prêmio homenageia os melhores do
esporte regional

Os destaques esportivos de Montes Claros e do Norte de Minas em 2009, entre dirigentes, atletas, técnicos e empresários, serão homenageados nesta segunda-feira (15), na entrega do 8º Troféu Bola Cheia/Unimontes – Prêmio Marcelino Paz do Nascimento.

A solenidade será realizada no Automóvel Clube, às 20 horas, com a participação do reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, e do idealizador do troféu, desportista Denarte D’Ávila, bem como de autoridades locais e regionais e convidados.

"Além de reconhecer o valor de uma conquista, desde o jovem iniciante ao profissional consagrado, o Troféu Bola Cheia/Unimontes enaltece o mérito do esporte para a cultura regional e, o mais importante, como instrumento de inclusão social”, observa o reitor da Unimontes, professor Paulo César de Almeida.

Para o idealizador do prêmio, Denarte D’Ávila, que também atuou como jogador nos dois principais clubes de Montes Claros (Ateneu e Cassimiro), mais importante do que valorizar os verdadeiros protagonistas do esporte, é estimular as futuras gerações de atletas. “O apoio inestimável da Unimontes, como exímio exemplo de uma sociedade participativa, é a grande referência que temos para aplicar o esporte como agente na melhoria da qualidade de vida”, analisa Denarte.


PREMIADOS
Assim como nas edições anteriores, serão agraciados os destaques individuais e coletivos de cada modalidade em competições oficiais no município, Estado e no País, como exemplo a atleta Renata Furlletti, vice-campeã sul-americana sub-15 de Squash, a dupla Douglas e Sílvio, campeã de peteca nos Jogos do Interior de Minas (JIMI), e o time de vôlei do Montes Claros/Funadem, campeão mineiro e do desafio Globominas em 2009, além de ser o primeiro clube do Centro-Norte de Minas na disputa de uma Superliga Nacional.

A lista oficial reúne 57 nomes (a partir dos atletas das categorias de base) de todas as modalidades com competições oficiais no ano passado: Atletismo, Basquete, Caratê, Ciclismo, Enduro, Futebol (Mirim, Infantil, Juvenil, Júnior, Rural, Amador e Profissional), Futsal (masculino e feminino), Futvôlei, Handebol, Jiu Jitsu, Judô, Kart, Mountain Bike, Peteca, Squash, Supercross, Tiro Prático, Truco, Vale Tudo (MMA) e Vôlei.

Serão também homenageados árbitros e auxiliares, técnicos, dirigentes e representantes da imprensa especializada. O atleta do ano e o desportista do ano somente serão anunciados somente na solenidade, na qual, haverá, ainda, o reconhecimento às empresas e instituições que contribuíram com recursos ou serviços ao desenvolvimento das ações e projetos ligados ao esporte. Outro destaque está na homenagem póstuma a ídolos, como o próprio Marcelino Paz do Nascimento, ex-jogador de Atlético e do Flamengo e que empresta o nome à comenda.

ESPECIAL
Nascido em Salinas, Norte do Estado, o ex-jogador e técnico Procópio Cardoso Neto (foto) será um dos homenageados especiais nesta edição do Troféu Bola Cheia/Unimontes pelos 50 anos de atuação no futebol.

HISTÓRIA
O Troféu Bola Cheia foi criado em março de 2003 e premiou, em sua primeira edição, no Ferroviário Esporte Clube, os melhores do esporte em 2002. De lá para cá foi realizado ininterruptamente, já no Automóvel Clube de Montes Claros, totalizando mais de 420 agraciados, além das homenagens especiais para Renê e Telê Santana (2004), Reinaldo e Flávio Anselmo (2005), Zezé Perella (2006), Éder Aleixo e Nonato (2007), Paulo Isidoro e Joãozinho (2008) e Dirceu Lopes e Dadá Maravilha (2009).

A partir da 6ª edição, a Universidade Estadual de Montes Claros passou a ser a corealizadora do prêmio. A parceria rendeu, ainda, além da criação da categoria para os paraolímpicos, a implantação do “Memorial do Esporte”, que consiste, através de ampla pesquisa, na composição de um acervo de mais de sete mil fotografias, recortes de jornais e imagens de vídeo sobre todas as modalidades de competição. Os professores e acadêmicos dos cursos de Educação Física atuam diretamente neste trabalho. Os materiais mais antigos datam de 1936.

Comentários