Artes Plásticas

João e Luiz em exposição


Encerra hoje a mostra do mestre João Rodrigues e seu aprendiz, Luiz Guimarães, realizada no casa de cultura Márcia Prates (Rua Lírio Brant, 810, Melo), importante encontro das artes plásticas.

Com curadoria de Andréa Prates, a exposição foi montada de forma que os trabalhos dos dois artistas se espelhassem, reunindo, ao todo, 18 peças produzidas em têmpera vinílica sobre tela. De um lado, as telas de João Rodrigues desnudam a alma masculina revelando toda sua inquietude e intensidade, causando um impacto fulminante em quem as aprecia, efeito que, me parece, é arquitetado pelo artista antes mesmo da primeira pincelada.
Nas peças expostas, como se só a imagem não fosse capaz de traduzir a força de seus sentimentos, João Rodrigues ainda lança mão de palavras e expressões impressas sobre a tela – “desejo é vapor”, “o louco”, “segredo”, “sobre abismos”, “inquilinos” – causando um frisson, uma hipnose. “Não pinto para enfeitar; pinto para inquietar”, justifica sutilmente o artista, síntese de mistério e doçura.

Do outro lado, Luiz Guimarães utiliza a mesma técnica de Rodrigues, mas com temática mais leve, inspirada em formas mais orgânicas, uma arte de quem sabe como vai começar, mas nunca como termina, dada a diversidade. “Pintar é solitário, no contato com as pessoas encontro o elemento que completa o sentimento expresso em cada obra”, observa.

Parceria
Amigos há doze anos, João e Luiz resolveram estender os laços de amizade para a parceria na arte. Luiz diz que pinta há 14 anos, mas ainda não freqüentou a academia. “Na parceria com João Rodrigues, desenvolvemos a técnica que utilizamos nas telas expostas nessa vernissage. O contato com o mestre João me ajudou a superar dificuldades técnicas e representar melhor minha inspiração”, conta o artista. A parceria já rendeu três exposições, juntos.

Comentários

  1. Dário Teixeira Cotrimquinta-feira, 24 junho, 2010

    Prezados confrades,

    Estamos lhes convidando para o lançamento da Revista nº 5 do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e para a inauguração de sua sede provisória. Rua Santiago Piaçenza, 5757 - Bairro de Lourdes - Montes Claros, às 20:00 horas do dia 30 de junho de 2010.

    Um amplexo
    Dário Teixeira Cotrim
    Presidente do IHGMC

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma prazer receber sua visita. Obrigada pelo comentário.