Brasil em Chile - Chile en Brasil Festival

Intercâmbio entre artistas brasileiros e chilenos fortalece relação entre os dois países e aproxima produção, difusão e formação cultural


O Brasil em Chile - Chile en Brasil Festival é uma criação que favorece a divulgação do Brasil no exterior e a cooperação cultural com países do Mercosul. Propõe, aos artistas e público do Chile e do Brasil, a troca de expressões em Dança, Teatro, Música, Cinema e Artes Plásticas.

Realizado de 7 a 10 de Julho em Santiago (Chile) e de 27 a 30 de Julho em Fortaleza (Ce), o projeto surge da necessidade já tão evidenciada da circulação de espetáculos artísticos, como forma de disseminar manifestações culturais entre diferentes públicos. Quando essa circulação se dá através da interação entre dois países da América Latina, destaca-se a importância da afirmação e da diversidade cultural dentro de um continente tão apartado pelo culto desenfreado por fórmulas norte-americanas ou europeias.

Investindo nesse intercâmbio cultural, a iniciativa fomenta e oferece visibilidade à produção local dos dois países envolvidos, fortalecendo os processos colaborativos de criação nacional e internacional e gerando troca de conhecimentos e práticas entre artista e públicos.

Por uma semana em cada cidade, o projeto prevê a apresentação de trabalhos de artistas brasileiros na cidade de Santiago, no Chile, e de artistas chilenos na cidade de Fortaleza, no Brasil. Programações que enfocam cinco linguagens artísticas: exposições de Artes Visuais, espetáculos de Teatro, espetáculos de Dança, Mostras de Cinema e sessões de Música. Além dos espetáculos, as programações oferecem residências artísticas e oficinas que estimulam a interação entre artistas locais e convidados e resultam também na formação de plateia.

Além de apresentar seus trabalhos, os grupos artísticos participantes serão envolvidos em diversas atividades no contexto cultural local, como visitas a espaços culturais, debates e encontros com realizadores, inaugurando relações para potenciais desdobramentos.


Programação

Artistas Brasileiros:

Artes Plásticas: Milena Travassos (CE), com a exposição Sala de Jejum
Cinema: Alexandre Veras (CE), como curador da Mostra Brasil - Corpo Imagem
Dança: Cia. Dita (CE), com o espetáculo De-Vir
Música: Di Freitas (CE), com o recital musical Rabecas e Cabaças
Música: Grupo Feito em Casa (CE), com o show musical Tempo de Amor
Teatro: Cia. do Meu Tio (BA), com o espetáculo O Sapato do Meu Tio

Artistas Chilenos:

Artes Plásticas: Brisa MP e Yto Aranda, com a instalação interativa Umbraltech
Cinema: Álvaro de la Barra, como curadora da Mostra Chile
Dança: Cía. de Papel, com o espetáculo Pies Pa' Volar
Música: DJ Paula Wapsas, com Chile in up live
Teatro: Tryo Teatro Banda, com o espetáculo Pedro de Valdívia - La Gesta Inconclusa http://aguarras.com.br/2010/04/21/pedro-de-valdivia-la-gesta-inconclusa/
Teatro: Oscar Zimmermann, com o espetáculo Viaje
Teatro: Cia. Teatro La Carcajada, com o espetáculo Chejoviando

Comentários

  1. Prezada Jerusia, boa noite!

    li em seu blog sobre os espetáculos chilenos que vieram ao Brasil: gostaríamos de programar um bom espetáculo ( teatro ou dança) chileno no Goiânia em Cena 2010 a realizar-se em outubro próximo. Você teria uma indicação para nós?

    Muito obrigada,
    Glacy Antunes
    Comissão Organizadora do Goiânia em Cena 2010
    UFG/SeCult

    ResponderExcluir
  2. Glacy, bom dia.
    Esse festival é um acontecimento entre os artistas de teatro e dança brasileiros e chilenos. Segue o contato do Paulo Victor Gomes Feitosa, idealizador e coordenador geral do festival. Talvez ele possa lhe dar boas dicas:

    paulo@quitandadasartes.com

    Desejo que tenha sucesso com o Goiânia em Cena e se quiser divulgar em meu blog, é só me enviar um release. Será um prazer.
    Obrigada por visitar o blog.
    Abraços,

    Jerúsia Arruda

    ResponderExcluir
  3. Prezada Jerúsia, gostaria de saber se este festival tem previsão de acontecer novamente em outras cidades brasileiras?

    ResponderExcluir
  4. Caro leitor. Infelizmente, não tenho nenhuma informação sobre o festival além desta. Conversei com Luciano, assessor de Comunicação do Centro Cultural do Banco do Nordeste de Fortaleza, que patrocinou esta edição do Festival no Brasil, mas ele também não tem nenhuma novidade. Qualquer coisa que ficar sabendo, posto no blog. Abraços e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma prazer receber sua visita. Obrigada pelo comentário.