Literatura e música

Da estante pro instante. E vice versa
Projeto de circulação literária realizado com o apoio do Ministério da Cultura-Funarte chega ao Norte de Minas

Aline Cântia, conhecida como Lili da Terra
Um passeio literário e musical pelas antigas rotas de formação do povo brasileiro: o projeto “Da Estante pro Instante. E vice-versa”, chegará, no próximo dia 28 de março, ao município de São Romão, uma ilha cheia de histórias às margens do Velho Chico.

O projeto realizará a “Semana das Letras, da Música e da Memória” e passará por Teodoro Sampaio-SP, São Romão-MG, Santa Fé de Minas-MG e Cavalcante-GO - municípios escolhidos por estarem intrinsecamente ligados desde as primeiras décadas do século XVIII, pela formação histórica advinda das rotas das minas. Com entradas por terra e localização próximas a importantes vias fluviais (rios Santo Anastácio, São Francisco e Paranã), tornaram-se ponto de ligação entre o sertão e o Atlântico - passagem de bandeirantes e escravos que seguiam em busca do ouro. Logo depois, também fizeram parte da rota de tropeiros, que levavam suas mercadorias para o centro-oeste brasileiro.

A imersão latina de Chicó do Céu
 Com a intenção de reconhecer esta memória coletiva, valorizar a identidade e promover a diversidade cultural local, o projeto “Da Estante pro Instante e vice-versa” levará a estes municípios formação em contação de histórias, oficina de poesia e possibilidades no digital, apresentações artísticas e sarau cultural.

Em São Romão a programação será de 28 de março a 02 de abril e será realizada pela narradora de histórias Aline Cântia e pelo músico Chicó do Céu, que já levaram suas histórias e canções para todos os cantos do Brasil e da América Latina. O projeto também conta com a participação da contadora de histórias de São Paulo, Vivian Catenacci, que há 15 anos se dedica à arte de narrar e pesquisar a cultura brasileira.

PROGRAMAÇÃO:

28/03 – segunda-feira
11horas – Apresentação de Narração de Histórias na E.M. Pres. Tancredo Neves 14horas – Apresentação de Narração de Histórias na E.M.Pres. Tancredo Neves
18horas – Formação em contação de histórias
Público alvo: educadores, agentes de leitura, artistas, agentes de saúde e funcionários dos programas PETI e Apoio à Terceira Idade.
Local: Escola Municipal Tancredo Neves

29/03 – terça-feira
16:20 – Apresentação na Escola M. Prof. Margareth Maria Batista Caxito e em seguida na creche municipal.
17:30 às 20:00 – Oficina de Poesia e possibilidades no Digital
Público alvo: jovens dos programas Territórios da Cidadania e da Escola Estadual Afonso Arinos interessados em música, teatro e literatura e
Local: Escola Municipal Tancredo Neves

30/03 – quarta-feira
09:30 – Apresentação de contação de histórias na Comunidade quilombola de Ribanceira
19:00 – 2º dia da Formação em Contação de Histórias na E.M. Tancredo Neves

31/03 – quinta-feira
 De 08h às 18h -Apresentações e oficinas no assentamento agrícola Para Terra, a 30km de São Romão.

01/04 – sexta-feira
10:20 – Apresentação na Escola M. Prof. Margareth Maria Batista Caxito
17:30 às 20:00 – Continuação da Oficina de Poesia e possibilidades no Digital.

02/04 – Sábado
Sarau Cultural com apresentação dos trabalhos realizados nas oficinas e formações, além dos artistas locais. Às 19horas na Praça do Coreto. Aberto a toda a comunidade.

Comentários