Biblioteca Central da Unimontes reforça campanha sobre como cuidar dos livros

Minicurso de Higienização de Livros
As comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil e do nascimento do escritor Monteiro Lobato (18) na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foram encerradas na manhã dessa quarta-feira (20), com uma exposição no hall da Biblioteca Central Antônio Jorge dos trabalhos confeccionados pelos alunos do minicurso de higienização e da oficina de encadernação oferecidos gratuitamente à comunidade. Também foram expostas fotografias dos dois eventos.

Em visita à mostra, o reitor João dos Reis Canela salientou a importância da iniciativa. “O trabalho é dos mais oportunos e positivos, uma vez que tanto o minicurso de higienização de livros como a oficina de encadernação mostraram aos participantes que é possível preservar as bibliotecas com a utilização de resquícios de material até então inutilizável”.

O reitor ressaltou também que a exposição dos trabalhos feitos pelos alunos demonstra “o carinho da Universidade, através de um trabalho tão importante desenvolvido pela Biblioteca Central, na orientação à comunidade em geral sobre a conservação e preservação do maior dos patrimônios da humanidade que é o livro”.

O Dia Nacional do Livro e do escritor Monteiro Lobato foram comemorados pela Unimontes desde a segunda-feira (18), com a realização de um minicurso sobre higienização do livro e uma oficina de encadernação ministrados pela equipe da Biblioteca Central. Participaram professores, acadêmicos, servidores e pessoas da comunidade, que receberam orientações sobre o manuseio de materiais bibliográficos, além do reaproveitamento da matéria prima utilizada na conservação e preservação de livros.

“Além de comemorar a significativa data, a Unimontes também estimula pessoas da comunidade acadêmica e da sociedade em geral sobre a responsabilidade e o cuidado que as pessoas devem ter com a preservação do patrimônio das bibliotecas”, destacou a diretora da Biblioteca Central, Roseli Damaso Messias Garcia.

Para a dona de casa Sandra Luiza da Silva, o aprendizado que recebeu é de muita utilidade, pois pretende colocar os ensinamentos em prática dentro de sua própria casa: “Amo muito os livros. Sempre gostei de trabalhar com eles e acho que todos devem ter muito carinho com a manutenção das bibliotecas. Tenho muitos livros em casa e vou tomar todo cuidado para conservá-los e preservá-los”, observou Sandra Luiza.

Ela disse ainda que o que mais chamou sua atenção nos eventos desenvolvidos pela Biblioteca Central da Unimontes foi o fato de terem sido utilizados materiais recicláveis e “isso facilita o trabalho de conservação dos livros, pois é uma atividade acessível ao bolso de qualquer cidadão.”

AUTOATENDIMENTO
Ainda durante sua estada na Biblioteca Central, o reitor João dos Reis Canela foi informado da implantação do sistema eletrônico de autoatendimento, através do qual os alunos fazem empréstimos e renovações de títulos junto àquele setor. A inovação faz parte das medidas propostas pela administração superior para melhorar o atendimento aos usuários.

Comentários