Cinema

Montes Claros realiza 2º Festival 


A bela Praça da Matriz será o cenário do Festival
 O 2º Festival de Cinema de Montes Claros acontecerá entre os dias 17 e 22 de Maio de 2011 no Centro Cultural Hermes de Paula e no CineTenda - Cidade Velha (ao lado do novo e restaurado Casarão da Família Versiani – Maurício).

O 2º Festival de Cinema é um projeto crescente, patrocinado pela Petrobras e tem como objetivo promover a socialização e o conhecimento através do Cinema. O Festival apresentará filmes de consagrados diretores brasileiros, assim como de diretores da região na "Mostra Digital Norte Mineira".

O Festival contará com uma diversificada programação dividida em Mostra Competitiva de Curtas e Longas Metragens (concorrendo a premiação mediante Júri Popular), Mostra de Filmes Infantis e Mostra Digital Norte Mineira. As sessões serão gratuitas, abertas a toda comunidade.

As instalações do Festival de Cinema ocuparão todo o Centro Histórico do Corredor Cultural, compreendendo o entorno da Praça Dr. Chaves e Igreja Matriz, Rua Dona Eva, Casarão da FAFIL – UNIMONTES, Casarão Versiani-Maurício, Rua Cel. Celestino, Casarão Dulce Sarmento e Rua Justino Câmara.

Será montado espaço de projeção no Centro Cultural Hermes de Paula (Auditório Cândido Canela), além das sessões ao ar livre no Cine Tenda - Cidade Velha.

Incentivando a produção audiovisual local o Festival promoverá a Mostra Digital Norte Mineira, onde serão selecionados curtas de diretores do Norte de Minas.

Além de sessões de filmes, o Festival oferecerá oficinas gratuitas em “Roteiro” e “Interpretação para Cinema”. As vagas são limitadas e os participantes passarão por um processo seletivo a partir das informações discriminadas na ficha de inscrição enviada à produção do Festival.

No site oficial www.festivalcinemamontesclaros.com.br encontram-se disponíveis o regulamento da Mostra Digital Norte Mineira e Formulário de Inscrição para as Oficinas.

OFICINAS
A programação inclui oficinas de Roteiro – realizada por Di Moretti, de 19 a 21de maio; Interpretação para Cinema – realizada por Mallú Moraes; de 16 a 21 de maio. As inscrições para as oficinas são gratuitas e estão abertas no site do festival.

CONVIDADOS
O Festival trará convidados especiais dos filmes exibidos na mostra competitiva de Curtas e Longas. Estarão presentes atores e cineastas consagrados do cinema nacional.

O título do Troféu Guimarães Rosa é uma homenagem do festival ao escritor que inspirou roteiros de grandes filmes através de sua linguagem característica sobre o homem das Gerais. Será oferecido um troféu aos diretores e idealizadores dos filmes vencedores das Mostras Competitivas de Curtas e Longas e ao vencedor da Mostra Digital Norte Mineira.

No encerramento do Festival um representante da família do montes-clarense Darcy Ribeiro (foto) e o diretor do filme Meia Hora com Darcy receberão o troféu Guimarães Rosa.

A Mostra Competitiva Curtas e Longas conta com a participação do público no com votações ao final de cada sessão. O resultado será divulgado no encerramento do Festival de Cinema.

Comentários