ExpoZebu 2011

Feira começa com abertura da Mostra do Museu

Com a presença de autoridades locais e visitantes de todo o Brasil, a 77ª ExpoZebu começou na manhã desta quinta-feira (28/04), em Uberaba (MG). A primeira solenidade do dia foi o Hasteamento das Bandeiras. Logo em seguida aconteceu a abertura da 28ª Mostra do Museu do Zebu “100 anos da 1ª Exposição Oficial de Gado Zebu” e o lançamento da Sala Virtual “Mário de Almeida Franco”.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Zebu (ABCZ), Eduardo Biagi, destacou que a mostra é um resgate da memória dos pioneiros que tiveram a visão de promover o zebu nas exposições. “Nos próximos 13 dias Uberaba será mais uma vez o centro das atenções da pecuária mundial e o Parque Fernando Costa será o palco principal de negócios, encontros, estudos, exposições e provas de animais, discussões políticas, decisões que impulsionarão novos movimentos na roda da história da pecuária bovina, com reflexos em uma cadeia produtiva, comercial e de serviços gigantesca”, disse Biagi.

O presidente-curador da Fundação Museu do Zebu “Edilson Lamartine Mendes”, Hugo Prata, também ressaltou o trabalho de promoção das raças desenvolvido pelos criadores que realizaram a primeira exposição, em 1911. “Nós abrimos para o mundo inteiro a Sala Virtual Mário de Almeida Franco, a primeira do museu virtual da ABCZ. Aliando tecnologia e história, esse projeto nasce basicamente por dois motivos. O primeiro, a ABCZ, como os pioneiros do zebu, ousa sonhar. E o segundo, a ABCZ reconhece e propaga a importância de quem sonhou por ela”, disse a jornalista Faeza Rezende, responsável pelos textos da Sala Virtual.

A Sala Virtual traz fatos históricos e fotos de todas as 77 exposições nacionais de zebu. Basta acessar o endereço www.abcz.org.br/salavirtual

Sobre a ExpoZebu

A 77ª edição da maior feira de pecuária zebuína do mundo, que será realizada de 28 de abril a 10 de maio, trará para o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), importantes debates sobre pecuária, além do melhor da genética zebuína nacional. A abertura oficial da mostra, que tem como tema “Zebu: Tecnologia e Qualidade” será às 10h do dia 3 de maio e contará com a presença de lideranças políticas e do agronegócio, criadores, visitantes internacionais, estudantes e a população em geral. A feira terá também vasta programação educativa, cultural e recreativa. No ano passado, a feira recebeu mais de 333 mil visitantes, entre eles mais de 700 estrangeiros. A expectativa dos organizadores é receber público semelhante. A programação conta ainda com 43 leilões e sete shoppings.

Mais de 3.000 exemplares das raças zebuínas brahman, gir, gir leiteiro, guzerá, indubrasil, nelore, sindi e tabapuã serão julgados na pista do Parque Fernando Costa. O julgamento dos animais tem início na tarde do dia 03 de maio, com a pré-classificação da raça nelore, e será finalizado no dia 10.

Nos 13 dias de feira, quem visitar o Parque Fernando Costa terá a oportunidade de conhecer as novidades de diversos setores ligados à pecuária. Estandes de centrais genéticas, ração e nutrição animal, associações de raça, órgãos governamentais, concessionárias, entre outros, estarão presentes à mostra.

Comentários