Sinfonia no Norte de Minas

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta em quatro cidades norte-mineiras neste mês de maio


No próximo sábado, 28, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta em Montes Claros, às 20h30, na Praça dos Esportes, com entrada franca. Esta é a segunda vez que a filarmônica se apresenta na cidade - a primeira vez foi em 2008.

Em turnê pelo interior do Estado, a orquestra também se apresentará em Bocaiúva, Janaúba e Pirapora. Os concertos são conduzidos pelo diretor artístico e regente Fabio Mechetti e participação de 85 músicos de várias partes do Brasil e do mundo, que compõem a orquestra.

Em Montes Claros, sob a batuta do maestro Marcos Arakaki, regente assistente da orquestra, os músicos apresentam um repertório variado, marcado por obras-primas de reconhecimento público e outras peças menos conhecidas. No espetáculo, a filarmônica interpretará as obras Jobimniana: Fantasia sinfônica sobre os temas de Tom Jobim, do brasileiro Cyro Pereira; Pizzicato Polka, de J. Strauss; Fosca: Abertura, de Carlos Gomes; Cavalleria Rusticana: Intermezzo, de Pietro Mascagni; Dança Eslava nº7, de Antonín Dvorák; Dança Húngara nº 5, de Johannes Brahms; Príncipe Igor: Danças Polovitsianas, de Alexander Borodin; e O Danúbio Azul, também de J. Strauss.

De acordo com os organizadores, o objetivo da turnê é levar a música de concerto a diferentes regiões do Estado possibilitando que novos públicos tenham contato direto com música sinfônica de excelência.

PROGRAMAÇÃO

Antes do concerto em Montes Claros, os Grupos de Câmara da Filarmônica de Minas passam pelas cidades de Bocaiúva, Janaúba e Pirapora. Nestes concertos, o público terá a oportunidade de ouvir repertórios especiais e abrangentes, executado pelos principais músicos de cada naipe da orquestra.

Em Bocaiúva, no dia 26, é o Quarteto de Cordas que faz uma apresentação no Centro Cultural Henfil. Em Janaúba, no dia 27, no Centro Cultural Marly Sarney, a apresentação fica por conta do Quinteto de Metais. Também no dia 27, em Pirapora, o Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira recebe o Quinteto de Sopros. Todas as apresentações acontecem às 20h30, com entrada franca. Os ingressos serão distribuídos meia hora antes do início da apresentação.

A turnê da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais no Norte de Minas tem o patrocínio da Mercedes Benz e Supermix, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.