TUDO KONSTA

Mostra Cultural revive o trabalho de Konstantin Christoff


Será aberta na próxima terça-feira, 24 de maio, na Galeria Internacional de Artes Márcio Leite, a mostra cultural em homenagem ao mestre das artes plásticas Konstantin Christoff.

Konsta, como era conhecido entre amigos, faleceu no último mês de março, aos 87 anos, em Montes Claros.

Com a intenção de homenageá-lo e divulgar o grande trabalho deixado por ele, os organizadores da mostra entraram em contato com famílias e instituições da cidade que possuem telas pintadas por Konstantin. Com isso, muitas pessoas se envolveram no projeto. A mostra é composta por obras de várias fases do artista.

Além disso, quem visitar o espaço poderá assistir a exibição de um acervo digital inédito com obras do mestre Konsta.

Para o artista Márcio Leite TUDO KONSTA é uma forma de agradecer tudo que Konsta fez por Montes Claros. “Ele fez a diferença por onde passou. Na Santa Casa, na Unimontes, nas artes plásticas. Para mim é impossível pensar em Montes Claros e não me lembrar de Konsta. Ele também sempre me incentivou a dar saltos maiores e foi a minha ponte para o mundo das artes plásticas. Só tenho que agradecê-lo por tudo isso”. – enfatiza Leite.

A exposição é aberta ao público e tem curadoria da jornalista Felicidade Tupinambá. O horário de visitação é de 10 da manhã ás nove da noite.
 
SOBRE KONSTA
Konstantin Christoff nasceu na Bulgária, em 1923, e ainda menino, aos 9 anos, veio para Montes Claros, acompanhado do pai, da mãe e do irmão Rayu, falecido posteriormente em acidente aéreo.

Ainda adolescente, interessou-se pelo desenho de humor e pelas histórias em quadrinhos. Na década de 40, mudou-se para Belo Horizonte onde cursou Medicina, na UFMG. Na Santa Casa, trabalhou como cirurgião geral e, depois, cirurgião-plástico.

Já médico e após o retorno a Montes Claros, ele se dedicou a pintura. Fez retratos, paisagens, naturezas mortas. O humor e a ironia estavam presentes na maior parte do seu trabalho.

Em 1955, casou-se com Dona Yêdde Ribeiro com quem teve 3 filhos: Rayu, Andrey e Igor.

Konstantin ilustrou livros e publicou numerosos desenhos na Imprensa brasileira, inclusive nas famosas revistas “Careta”, do Rio de Janeiro, “Edição Extra” de São Paulo e Playboy que deu-lhe a oportunidade de mostrar os encantos da mulher nua numa exposição individual: “Nus – Estudos para a Viúva do Grande Homem”, na Galeria Novotempo, em Belo Horizonte.

Produziu várias séries como Auto-Retrato, Via Sacra, Viagem a América e Oito Pecados Capitais.

Comentários

  1. Olá Garota.
    Parabéns pra Você e pra MOC.
    www.terapiadecutuvelo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma prazer receber sua visita. Obrigada pelo comentário.