Norte de Minas em destaque

Potencialidades culturais da região são apresentadas no projeto Escadaria em beagá
O teatro de Janaúba foi uma das atrações da mostra
As potencialidades culturais e turísticas da Serra Geral de Minas foram apresentadas no último domingo, 10/07, em Belo Horizonte, durante o projeto Escadaria, espaço de intercâmbio que ocorre na avenida Afonso Pena, durante a Feira de Artes. É a segunda vez que o Circuito Turístico da Serra Geral participa deste projeto e os resultados agradaram aos coordenadores, pois dá visibilidade ao potencial da região. O projeto Escadaria foi premiado em 2010 pelo ministério do Turismo, pelo seu papel de fomentar a atividade turística.

Nesta etapa realizada no final de semana, as potencialidades de Catuti, Janaúba, Montezuma, Monte Formoso e Verdelândia foram apresentadas por 25 artesãos destas localidades. O Grupo de Teatro Atrupe, de Janaúba, chamou a atenção dos participantes da feirinha. A cidade de Janaúba tem tradição nesta área, pois dali é que Jackson Antunes se despontou para o estrelato nacional, na Rede Globo.

A gestora do Circuito Turístico da Serra Geral de Minas, Niviany Silveira, diretora técnica da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais diz que o projeto Escadaria permite dar visibilidade às potencialidades dos municípios do interior, pois a Feira de Artes da Afonso Pena conta com um dos maiores públicos em toda Minas Gerais, aos domingos.

Ela ressalta o apoio que recebeu do novo presidente do Circuito Turistico da Serra Geral de Minas, Fernando Aguiar, secretário do município de Serranópolis de Minas, que promoveu uma articulação com os prefeitos de Catuti, Janaúba, Montezuma e Verdelândia, além de Monte Formoso, para a formação da delegação. "Conseguimos dar visibilidade ao nosso potencial. Os resultados foram satisfatórios", destaca Niviany Silveira.

O CIRCUITO
A Serra Geral de Minas é formado pelos municípios de Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Mato Verde, Monte Azul, Monte Formoso, Montezuma, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Riacho dos Machados, Santo Antônio do Retiro, Serranópolis de Minas e Verdelândia e tem inúmeras atrações, como artesanato, comidas típicas e uma bela paisagem natural.

As várias riquezas da Serra Geral de Minas são o Balneário de Montezuma, com as piscinas naturais de águas quentes, cuja temperatura varia entre 37 e 41 graus. Além disso, nele se produz derivados da cana de açúcar como cachaça e rapadura. Durante o ano, festas tradicionais, como aniversário da cidade, festas de padroeiros, micareta e rally feminino acontecem no local. Para o turista, há roteiro de visitação às figuras rupestres, as produções de rapadura e cachaça e várias opções de bares e praças.

Na cidade de Janaúba, mistura paisagens urbanas e naturais. Uma das principais atrações turísticas é a Barragem Bico da Pedra, localizada a seis quilômetros da sede, com 750.000.000 metros cúbicos de água, que serve para e irrigação de áreas do Projeto Gorutuba, abastecimento de água para a cidade, lazer e turismo com grandes estruturas em pousadas, resort e hoteis. Uma boa opção de visita é a cachoeira no Distrito do Barreiro da Raiz. Há ainda as famosas festas da São João Gorutubano, Caipy Fest, Festas de Padroeiros e um dos maiores eventos a Exposição Agropecuária, que acontecem anualmente.

Em Verdelândia, o grande destaque são os eventos esportivos como futebol, vôlei, futsal, além de grandes rodeios e festas, como a tradicional Festa de Julho e a Festa de Sant’Ana. Um ponto de destaque em Verdelândia é a Serra de Jaíba, ponto mais alto da cidade, onde se localizam grutas que compõem uma bela paisagem.
Na cidade de Catuti, a tradicional festa de São João atrai pessoas de várias partes do país. Desde o ano passado, a cidade entrou no circuito das micaretas, com o Cat Folia, em janeiro. Outros atrativos do Circuito são a Serra do Talhado em Serranópolis de Minas, Cachoeira do Serrado em Porteirinha, Cachoeira Maria Rosa em Mato Verde, Cachoeiras em Monte Formoso, Barragem do Estreito, em Espinosa, Festa Nacional da Banana em Jaíba, além do diversificado calendário de micaretas na região.

Comentários