quinta-feira, 21 de julho de 2011

Psiu Poético em São Paulo

Quatro dias de poesia brasileira no Metrô de São Paulo

Psiu poético comemora 25 anos na estação Paraíso

A proposta é apresentar a diversidade cultural norte-mineira ao público paulistano
Entre os dias 26 e 29 de julho, a estação Paraíso do Metrô vai receber poetas e artistas de diversas regiões do Brasil para as comemorações dos 25 anos do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, que acontece anualmente em Montes Claros (MG). Durante quatro dias, poetas, cantores, escritores e outros artistas estarão no palco do espaço cultural Encontros apresentando sua obra por meio de leitura de poemas, apresentações musicais, performances e mesas de debates.

As intervenções têm o objetivo de popularizar cada vez mais a literatura e as artes poéticas, que são festejadas há 25 anos nos encontros em Minas Gerais. “Há um quarto de século, poetas de todo o país se reúnem em Montes Claros para celebrar a poesia, a arte e a vida”, ressalta Aroldo Pereira, idealizador do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético. Além dos poetas, outros artistas que dialogam com a poesia participam da reunião promovida pelo Grupo de Literatura e TeatroTransa Poética de Montes Claros. “Queremos apresentar toda esta diversidade cultural ao público paulistano”, completa Aroldo.

Nos 3 primeiros dias, serão apresentadas variadas formas de expressões culturais e artísticas, do poema à música. Quem estiver na estação Paraiso do Metrô poderá conferir, por exemplo, o show poemasampa, poemasamba, de Luiz Zanotti, que mistura samba e poesia. Filmes sobre poesia contemporânea e até uma apresentação de palhaços-poetas também fazem parte da programação.

Para fechar as atividades, uma mesa será formada por Luiz Zanotti, Élcio Lucas, Jurandir Barbosa e pelo próprio Aroldo Pereira, para discutir Os Rumos da poesia contemporânea no século XXI. O debate é aberto ao público e após seu término, todos os poetas e artistas se reúnem novamente para uma última apresentação, numa jam session poética.

PSIU POÉTICO

Aroldo Pereira, idealizador do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético
 O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético é uma importante referência de todos os poetas em atividades no Brasil. Anualmente, em outubro, poetas, escritores e artistas de todo país se encontram em Montes Claros (MG), para um grande sarau que envolve diversas manifestações artísticas e culturais. Há 23 anos, a curadoria deste encontro é responsabilidade do poeta, performer e ator Aroldo Pereira. Já participaram do Psiu nomes como: Adelia Prado, Thiago de Mello, Alice Ruiz, Carlos Nejar, Jorge Mautner, Leila Mícollis, Arnaldo Antunes, Adão Ventura, Wally Salomão, Jorge Salomão, Edvaldo Santana, Madan, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

26 de Julho, a partir das 18h
Aroldo Pereira (Montes Claros-MG) - Poeta, agitador cultural e curador do Salão Nacional de Poesia. Autor dos livros Cinema Bumerangue e Parangolivro, entre outros. Faz leitura de seus poemas e performances artísticas.

Jurandir Barbosa (São Paulo-SP) – Poeta, artista plástico e editor (Editora Catrumo). Autor dos livros Poesia X e Atrito. Faz leitura de seus poemas.

Elcio Lucas (Montes Claros-MG) Músico, poeta e Doutor em Letras (Usp). Lançou os discos De Lua e Verde Grande. Faz apresentação musical.

Mavot Sirc (São Paulo-SP) - Poeta, artista plástico e agitador cultural. Diversas antologias e vídeo-poesia. Faz leitura de seus poemas e apresenta vídeos.

Mané do Café (Embu das Artes-SP) - Poeta e ex-metroviário. Autor dos livros Mané Café ou Sonho de um Poeta, O Calendário do Amor e Saudades de Você. Faz leitura de seus poemas.

Giovanni Sassá (Belo Horizonte-MG) - Poeta e músico. Faz apresentação musical.

27 de julho a partir das 16h
Luiz Zanotti (Curitiba-PR) - Poeta, compositor e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Autor do livro Stand-up: O Thom Pain Existencialista De Will Eno, Felipe Hirsch e Guilherme Weber.

Piteco e Palocci (São Paulo-SP) - Dupla de palhaços poetas. Fazem apresentação teatral.

Kedma Oliver (Santos-SP) - Poeta e ativista cultural. Faz leitura de seus poemas.

Bernardo Moraes (São Paulo-SP) - Poeta, vídeo-maker e estudante de jornalismo. Apresenta vídeos de sua autoria.

Claire Feliz Regina (São Paulo-SP) - Poeta. Faz leitura de seus poemas.Renata Regina (São Paulo-SP) - Poeta, psicóloga e jornalista. Autora do livro Flores, Horrores e Amores. Faz leitura de seus poemas.

Magda Longuini Crudelli (São Paulo-SP) Poeta e atriz. Apresenta música, poema e performance artística.

28 de Julho, a partir das 16h
Odila Placência (Barueri-SP) - Poeta e cantora. Faz apresentação musical e leitura de seus poemas.

Kalil (Belo Horizonte-MG) - Poeta, músico e sindicalista. Faz apresentação musical e leitura de seus poemas.

Mané do Café (Embu das Artes-SP) - Poeta e ex-metroviário. Autor dos livros Mané Café ou Sonho de um Poeta, O Calendário do Amor e Saudades de Você. Faz leitura de seus poemas.

Ana Cristina Martins (São Paulo-SP) - Poeta e produtora cultural. Faz leitura de seus poemas.

Alvaro Camargo Nunes, Alcanu (São Paulo-SP) - Poeta e agitador cultural. Fará leitura de seus poemas.

Fernando Vasqs (São Paulo-SP) - Poeta, redator de humor e cartunista. Lança em breve o livro Ostras ao Vento. Faz leitura de seus poemas.

Luiz Bizerra da Silva (Embu das Artes-SP) - Poeta e jornalista. Faz leitura de seus poemas.

29 de julho, a partir das 15h
Mesa - Os Rumos da Poesia Contemporânea no Século 21
Luiz Zanotti - Curitiba-PR
Élcio Lucas - Montes Claros-MG
Aroldo Pereira - Coração de Jesus-MG
Jurandir Barbosa - São Paulo-SP

Encerramento - Todos participantes

PROJETO ENCONTROS
Numa iniciativa inédita no mundo, o projeto Encontros transforma as estações do Metrô de São Paulo em espaços culturais, com atrações gratuitas. A primeira estação inaugurada foi a Paraíso, em outubro de 2010, após a Cinemagia vencer a licitação para gerir o projeto por 10 anos. Ao todo 18 estações serão contempladas, levando cultura para todas as regiões da cidade de São Paulo. Shows musicais, cinema, espetáculos de dança, teatro, exposições permanentes e itinerantes, oficinas culturais e muitas outras atividades fazem parte da programação, acessível a aproximadamente 4 milhões de pessoas que circulam diariamente pelo Metrô.

SERVIÇO

Comemoração dos 25 anos do Psiu Poético
26 a 29 de Julho de 2011
Projeto Encontros – Estação Paraíso (ao lado da plataforma de embarque Tucuruvi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É uma prazer receber sua visita. Obrigada pelo comentário.