A saga de Antônio Dó

Petrônio Braz lança segunda edição do livro Serrano de Pilão Arcado, que conta a história do pistoleiro barranqueiro 

Amantes da literatura e da arte estão convidados para a noite de autógrafos da 2ª edição do livro “Serrano de Pilão Arcado – A Saga de Antônio Dó”, obra de um dos escritores mais importantes do Norte de Minas, o são-franciscano Petrônio Braz. Será na segunda-feira, 25, às 20 horas, no Centro Cultural Hermes de Paula. Advogado, escritor e professor, Braz conta que aborda nesta obra um período histórico marcado pelos contrastes sociais do final do século XIX e início do século XX, a partir da preocupação em retratar, por meio de um romance histórico, a trajetória da figura lendária de Antônio Dó.

Ouvido nesta sexta-feira (22/07), o escritor elogiou o trabalho que a Prefeitura de Montes Claros vem desenvolvendo na área econômica – citou a vinda do Grupo Alpargatas e a perspectiva de a cidade sediar um dos Centros de Treinamentos de Seleção (CTS) da Fifa para a Copa de 2014 –, lembrando que o desenvolvimento econômico também fomenta a literatura, as artes e a cultura.

A obra foi referenciada pelo Atlas das Representações Literárias Brasileiras/2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representando a literatura do sertão brasileiro, ao lado do “Grande Sertão: Veredas”, do consagrado Guimarães Rosa. Além disso, a obra foi indicada pelo Conselho Universitário para os vestibulares da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) 2011/2012. “As pessoas me param na rua para me perguntar sobre o livro. Por isso, estou com a expectativa de termos uma noite de autógrafos muito festiva”, espera o escritor.

A noite de autógrafos conta com parceria da Academia Montes-clarense de Letras, da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco, do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, do Ateliê Felicidade Patrocínio e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Montes Claros. Para o secretário de Cultura Ildeu Braúna, é uma honra Montes Claros e região ter entre seus filhos talentosos a pessoa de Petrônio Braz. “Ele é um escritor reconhecido, com grande representatividade no meio cultural. E essa obra, que chega à segunda edição, é um livro de extrema importância para o meio acadêmico e para todo o Brasil”, afirma.

ECONOMIA E CULTURA

Petrônio Braz observa que Montes Claros vem se desenvolvendo no meio acadêmico e cultural e teve, nos últimos cinco anos, mais de 200 títulos publicados. Tal projeção está atrelada à nova fase que a cidade vivencia na área econômica. Foi lembrada a vinda do Grupo Alpargatas para Montes Claros, gerando empregos e renda para a cidade e região, e que são boas as perspectivas de ser uma das subsedes da Copa de 2014. “Montes Claros deve receber bem essa empresa, para que ela permaneça aqui e gere frutos para todos. São investimentos como esse que aceleram o desenvolvimento social, industrial e cultural da cidade”, destaca.

Comentários