Patrimônio Cultural

Jornada Mineira do Patrimônio Cultural começa quinta, dia 1º

Contagem regressiva para o início de um dos maiores eventos culturais já realizados no Estado

Coreto da Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG

A partir desta quinta, dia 1º - e durante todo o mês de setembro - Minas Gerais torna-se palco para a terceira edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Serão mais de 1100 ações – entre seminários, apresentações de grupos de cultura popular, festivais de arte e gastronomia, exposições, visitas guiadas, educação patrimonial, oficinas e gincanas culturais -, acontecendo em 567 municípios mineiros. A programação completa já está disponível no site WWW.jornada.mg.gov.br

A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), é pioneira no país e teve início em 2009, dentro das comemorações do Ano da França no Brasil, uma vez que tem forte inspiração na experiência francesa das Journées du Patrimoine. De seu início na França, em 1984, por lá a ação se espalhou e deu origem às Jornadas Europeias do Patrimônio, hoje realizadas simultaneamente em 50 país da UE.

Na versão mineiríssima, a edição 2011 da Jornada terá abertura oficial no dia 1º de setembro, em Belo Horizonte. Para marcar a ocasião, o Iepha – que este mês completa 40 anos – aproveita para lançar o programa IEPHA DISCUTE. A iniciativa irá promover, periodicamente, uma série de encontros e debates; sempre em torno do patrimônio cultural e abertos aos interessados. Nessa primeira edição, especial de abertura da Jornada do Patrimônio, a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, e o presidente do Iepha, Fernando Cabral, recebem pelo IEPHA DISCUTE o músico e percussionista Carlinhos Brown, que vai falar sobre Patrimônio e Diversidade, dentro do tema da Jornada neste ano: Quando a minha história conta a história de todos.
 
AÇÕES ARTICULADAS

Realizada nas diversas regiões de Minas durante todo o mês de setembro, em suas duas primeiras edições, a Jornada contou com mais de 2600 ações de preservação e valorização do patrimônio cultural mineiro, reunidas sob um grande trabalho de articulação e divulgação realizado pelo Iepha.

O sucesso da primeira edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, que concedeu ao programa o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria Divulgação. Em sua segunda edição, a ação recebeu o Prêmio “Amigos do Patrimônio Cultural de Barbacena”, uma iniciativa da Fundação Municipal de Cultura, Escola de Educação Patrimonial de Barbacena e Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Barbacena.

Com o tema “Quando a minha história conta a história de todos”, esta terceira edição ainda contará com um brilho a mais, uma vez que em setembro, o Iepha/MG inicia as comemorações de seus 40 anos de atividades.

.......................

ABERTURA DA JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Data: 1º/09/2011

Local: auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) – Av. João Pinheiro,495 – Funcionários (aberto ao público, entrada condicionada à capacidade do local)

Informações: Assessoria de Comunicação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) – fones: (31) 3235-2813 e (31) 3235-2817.

Comentários