Show da Vida

Evangelismo de impacto ajuda na prevenção da violência e restauração da paz no bairro Morrinhos

A banda de música da igreja Assembleia de Deus de
Montes Claros foi a grande atração do evento

Durante a Blitz da Paz, realizada na manhã do último domingo na rua Melo Viana, no bairro Morrinhos, o projeto Show da Vida, da igreja Assembleia de Deus de Montes Claros, coordenou as ações artísticas e evangelísticas.
Logo na abertura, a banda de música da igreja, sob a regência do maestro Kolek, sargento do Corpo de Bombeiros, atraiu a atenção dos moradores do bairro, que saíram à porta para assistir a apresentação.

- Comecei ainda criança a tocar na banda da igreja. Me formei em música pela Unimontes e pelo conservatório Lorenzo Fernândez, passei por um concurso e hoje sou corneteiro do Corpo de Bombeiros, mas nunca deixei o trabalho na igreja. A maioria dos músicos são filhos de ex-integrantes que seguiram suas profissões e a formação está sempre em transição, exatamente porque vai passando de geração em geração. Esses meninos têm na música e no Evangelho uma oportunidade de serem cidadãos honrados – observa o sargento Kolek que diz que a banda é uma oportunidade de retribuir um pouco do muito que recebeu na igreja.

A banda foi fundada em 1979 por Adalberto Aleluia Barbosa e muitos dos integrantes buscam se ingressar na banda do 10º Batalhão da Polícia Militar. O sargento Josias Freitas é um deles, que começou a tocar na igreja ainda criança e, há 20 anos, toca clarineta da banda da PM.

- Como músico, o cristão não tem muitas opções no mercado de trabalho e a banda de música da PM se configura como a melhor opção por que alia a música ao trabalho de defesa do patrimônio e da vida, que também é missão do cristão. Fora a banda, restam dar aula ou tocar em casamentos. Segundo o sargento, os meninos ingressam na banda da igreja aos 8/9 anos e atualmente o grupo conta com 30 músicos.

Além da banda de música, a Blitz foi animada pelo som do grupo de pagode gospel, que também integra o projeto Show da Vida, da igreja Assembleia de Deus.

Iniciado há dois anos pela comunidade da igreja, o Show da Vida envolve teatro, música, atendimento jurídico, consultoria financeira, prevenção e promoção da saúde e atividades educativas para crianças e adolescentes. Segundo o coordenador pastor Paulo Jr, o projeto é um trabalho multidisciplinar e multicultural que visa, além da evangelização, a inclusão social.

- São setenta profissionais de várias áreas, todos voluntários, que colaboram com as ações realizadas não somente em Montes Claros, mas também em outras cidades da região e até na Bahia – explica Pr. Paulo Jr. Segundo o pastor, através da arte, especialmente da música e do teatro, é possível levar mais facilmente a mensagem do Evangelho às pessoas.

- A igreja acredita na função de pregar o Evangelho como um todo, e isso inclui segurança, proteção à vida e inclusão social. Por isso estamos na parceira para a realização da Blitz da Paz e de todas as ações em que o foco seja a defesa da vida.


Comentários