Orquestra Sinfônica de Montes Claros

Concerto com violinista traz nova perspectiva para profissionais da música


Na última sexta-feira (25), os montes-clarenses assistiram a um concerto do mais alto nível já apresentado na cidade pela Orquestra Sinfônica de Montes Claros (OSMC), sob a regência da maestrina Maria Lúcia Avelar.

O violinista alemão Frank Haemmer (chefe de Naipe de Orquestra) e integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi o grande convidado da noite.

Durante três dias, Frank Haemmer realizou um masterclass para aproximadamente 40 músicos e estudantes do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez (CELF) e demais escolas da região.

Oportunidade para que os profissionais aperfeiçoassem suas técnicas com um dos melhores violinistas da Filarmônica de Minas Gerais. Foi um momento de troca de experiência sob a avaliação de um profissional orientador para um bom aproveitamento prático e teórico.

O foco do Masterclass foi em “Técnicas de Interpretação Barroca no Violino”, especialmente as composições dos músicos Antonio Vivaldi e Johann Sebastian Bach.

Música como “As Quatro Estações” e “Concertos para dois Violinos”, “Concerto para quatro violinos” e “Concerto de Lá menor” foram executadas e ao final da interpretação, a OSMC foi aplaudida de pé por toda a plateia que dizia “Bravo” e pedia “Bis”.

10 ANOS OSMC
As orquestras estão em constantes mudanças no seu quadro de músicos, o que é normal. No caso específico da OSMC, pelo fato de Montes Claros estar engatinhando ainda na formação de violinistas (o curso se firmou a pouco mais de 10 anos) existe a necessidade de estar constantemente promovendo cursos de capacitação, os chamados Masterclass.


Desde 1979 professores vêm de outras partes do país para o masterclass de Violino. Porém, na medida em que o profissional iria se aperfeiçoando, acabava recebendo propostas melhores para ministrar aulas em Belo Horizonte e outras cidades, e o curso novamente dava uma caída.

A retomada ocorreu a mais ou menos uns 15 anos, se firmando com o professor Manoel Thiago. “Esta prática de se trazer professores de fora ainda continua, mesmo hoje, com bons professores no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez. O violino é a base de uma orquestra, e por tal motivo, o aprendizado desse instrumento é um dos mais difíceis e requer muita prática”, conta Maria Lúcia Avelar.

“São estes cursos que nos possibilitam ousar mais na escolha do repertório e no grau de dificuldade das obras. E os músicos que estão na orquestra há mais tempo, pois já participaram de vários masterclasses em anos anteriores, com este projeto puderam atuar também como ministrantes”, informa a diretora Maria Lúcia Palma Avelar.

A diretora da OSMC faz uma análise sobre o processo de crescimento da Orquestra. “A análise sobre a trajetória de 10 anos da Orquestra é bastante positiva. Os patrocínios aos nossos projetos têm sido um meio eficaz de viabilização de projetos que atendam nossas necessidades. Ganham com isto, não apenas nós músicos, que melhoramos nossa qualidade técnica, mas nossa cidade com o crescimento da sua Orquestra”, informa a maestrina responsável pela OSMC.

PARCEIROS
Os amantes da chamada música clássica se beneficiam com o desenvolvimento e as parcerias neste momento são fundamentais. “Nós temos empresas que foram e têm sido parceiras em nosso processo de crescimento.

A Novo Nordisk e o Banco do Nordeste do Brasil sempre nos patrocinaram. E nesse ano, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que se uniu ao BNB e ao Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura para nos dar mais esta oportunidade. Se não fosse este projeto aprovado em 2010, nosso ano teria sido ‘magro’ no que diz respeito à produção artística e cultural”, explica a diretora da OSMC.

NOVOS PROJETOS
A Orquestra Sinfônica de Montes Claros através da Fundação Cultural Marina Lorenzo Fernândez, aprovou um novo projeto junto ao Ministério da Cultura (MinC) e que será executado a partir do inicio de 2012.

“Aguardamos ansiosos a captação de recursos, pois nossa agenda já está toda programada e posso garantir que a cidade de Montes Claros e região terão um ano repleto de concertos e atividades a serviço de nossa sociedade, sobretudo aos amantes da música clássica”.

Como parte integrante da nossa programação, acontecerá em Dezembro, o tradicional Concerto de Natal, quando presentearemos a cidade com um belo espetáculo. É importante ressaltar que a captação de recursos para realização desse evento ainda não foi concluída. Diante disso, contamos com o apoio de possíveis patrocinadores, que contribuirão para o Natal dos 10 anos da Orquestra Sinfônica de Montes Claros”, finaliza a maestrina.

Outras informações sobre a OSMC pelo site: www.sinfonicamontesclaros.com.br ou através do telefone (38) 3221-4466 falar no Departamento Cultural.

Comentários

  1. Caros amigos, estou divulgando o meu novo livro "quase verbo" que estará sendo lançado
    e também estará a venda a partir do dia 10 de dezembro/2011.
    Gostaria de contar com a colaboração de todos vocês na divulgação.

    Desde já, obrigado e abreijo.

    Jurandir Barbosa
    11 8530-7510 (TIM)
    11 7536-9613 (Vivo)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma prazer receber sua visita. Obrigada pelo comentário.