Rede Fora do Eixo

Congresso que discute as novas possibilidades da cultura


Entre os dias 11 e 18 de dezembro, integrantes do coletivo cultural Retomada, ponto de difusão dos projetos do Fora do Eixo em Montes Claros e Norte de Minas, participam da quarta edição do Congresso Fora do Eixo (COFE), realizado na Universidade de São Paulo (USP). O congresso trata-se do maior encontro presencial da rede Fora do Eixo e, além de representantes do circuito, conta com a presença de diversos setores da sociedade. Serão sete dias de atividades intensas, com uma proposta diferenciada de estímulo ao intercâmbio entre os participantes, permitindo um cruzamento de ideias entre os mais variados agentes.

Retomada
O Retomada é um projeto que foi fundado em 2007 e faz parte de uma rede colaborativa e descentralizada de trabalho constituída por coletivos de cultura espalhados por todo Brasil, o Circuito Fora do Eixo. No mês de outubro o coletivo voltou a realizar seus projetos, representando uma nova forma de tratar a arte, um lugar onde as ideias, a cooperação e a associatividade formam os pilares de uma nova ótica sobre o que é o independente.

As ações do grupo visam movimentar e fomentar na cidade a produção cultural, assim como a exposição da mesma para um público disposto a conhecer e apreciar o novo. Como Ponto Fora do Eixo, o Retomada promove ações diversas e possibilita que o público do Norte de Minas conheça e interaja com artistas de todo o Brasil, fazendo um intercambio de ideias e movimentando a cultura. Através do Retomada, a força cultural "Catrumana" se expande, rompe barreiras e é comunicada ao mundo.
Fora do Eixo

O Circuito é uma rede de trabalhos que teve início em 2005, através da união de idéias de produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul. A ação começou nas cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), através de pessoas que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia e o escoamento de produtos nesta rota, desde então batizada de "Circuito Fora do Eixo". Hoje o Fora do Eixo está em 25 estados e em diversas cidades, como é o caso de Montes Claros.

Serviço

Para conhecer mais sobre o Fora do Eixo é só entrar no site do circuito, pelo www.foradoeixo.org.br. E quem quiser se manter informado sobre os projetos do Retomada, é só entrar nas redes do coletivo, www.retomadamoc.wordpress.com, www.facebook.com/retomadamoc e @retomadamoc.

Comentários