Bandeiras da cultura
Em exposição na Casa de Cultura Márcia Prates, estandartes estampam a arte e a cultura popular de Montes Claros


Jerúsia Arruda

O estandarte é a bandeira da cultura popular. E na exposição Estandartes, em cartaz no Casa de Cultura Márcia Prates, em Montes Claros, essa cultura vem representada por elementos surpreendentes, que vão de fios dourados e tramas refinadas a latinhas e minigarrafas pet pintadas. 

A exposição é resultados do Concurso de Estandartes realizado pela galeria, segundo a artista plástica Márcia Prates, com objetivo de promover os valores mais íntimos da cultura popular de Montes Claros. “O mês de agosto é especial porque traz à memória e convívio das pessoas o que elas têm de mais precioso, que é sua formação histórica e cultural, através das Festas de Agosto. E o estandarte é um símbolo dessa cultura. Por isso escolhemos esse tema para também render nossa homenagem à bonita e rica história de Montes Claros e, ao mesmo tempo, incentivar, reconhecer e divulgar a produção cultural dos artistas e artesãos, contribuindo para manter viva essa arte tradicional e que tanto encanta”, justifica Márcia.

Vencedores do Concurso de Estandantes
A vernissage aconteceu na noite desta quarta-feira, 15/08, quando foram divulgados os nomes dos vencedores do Concurso de Estandartes. O primeiro lugar (91 pontos) foi arrebatado por Edimara Rosa, o segundo (83), por Marise Vilasboas e o terceiro (74 pontos), por Maximus. Os estandartes foram avaliados pelos critérios criatividade, originalidade e tema (folclore).

Com curadoria de Andrea Prates, as peças em exposição surpreendem pela criatividade e beleza. Os artistas, lançando mão do significado do estandarte, historicamente utilizados como guia para um povo, abusaram da simbologia católica combinando com elementos do cotidiano popular, como minigarrafas pet, latinhas de refrigerante, flores desidratadas e ricamente pintadas, botões, fitas coloridas, retalhos de cobertor, tramas, crochê e bordado. Uma profusão de elementos, texturas, cores e muita história. As peças estão à venda a preços que vão de R$300,00 a R$870,00.

A exposição segue até o próximo dia 21 e pode ser visitada de 9h às 19h, e no sábado, das 9h às 12h. A entrada é franca.





_________________________________________
Serviço

EXPOSIÇÃO ESTANDARTES
De 15 a 21 de agosto, na Casa de Cultura Márcia Prates
Rua Lírio Brant, 810, Melo – Montes Claros – MG
Entrada franca

Comentários