Nas trilhas do cinema

NAS TRILHAS DO CINEMA

A Orquestra Sinfônica de Montes Claros realiza concerto com grandes temas de filmes na véspera do feriado


Nesta terça-feira, 30 de abril, véspera de feriado do Dia do Trabalhador, a Orquestra Sinfônica de Montes Claros apresenta no Auditório do Centro Cultural Hermes de Paula, o concerto Nas trilhas do Cinema. O evento acontece em duas sessões, 20h15 e 22h15, para contemplar os estudantes e interessados em prestigiar o concerto que trabalham até mais tarde.

Com direção artística e regência da maestrina Maria Lúcia Avelar, a orquestra selecionou alguns dos mais belos temas de filmes para elaborar este concerto. 

Segundo Maria Lúcia, a ideia é ilustrar de maneira mais concreta a função "expressiva" da música, no que se refere à carga emotiva das cenas de uma obra cinematográfica. “O público terá a oportunidade de ouvir trechos de trilhas premiadas, cuja estreia consta da década de 1940, bem como alguns temas de filmes atuais tais como, as fabulosas produções Disney e o vencedor do Oscar de efeitos visuais, Piratas do Caribe”, ressalta a maestrina. 

Orquestra Sinfônica de Montes Claros
Fundada dentro do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, em dezembro de 2001, desde o início, a Orquestra realiza os ensaios nas instalações do conservatório, que também cedeu alguns instrumentos para que o trabalho começasse.

Sob a direção da professora (maestrina) Maria Lúcia Avelar, desde a sua fundação, a orquestra vem assumindo o papel de difusora da chamada música clássica, através de concertos didáticos, oferecidos gratuitamente a todo o tipo de plateia, em praças e escolas públicas e em outras cidades, que nunca tiveram a oportunidade de assistir a uma orquestra sinfônica ao vivo. Conta atualmente com cerca de 40 integrantes com idade entre 14 e 30 anos.

A Orquestra já se apresentou em cidades como São João Del Rei, Bocaiúva, Porteirinha, Janaúba, Januária e Francisco Sá, em Minas Gerais, e Eunápolis, na Bahia. 

Já esteve sob a batuta do renomado maestro Jean Reis nos anos de 2005 e 2006 e também dividiu o palco com o renomado pianista Flávio Augusto. 

Seu repertório inclui obras de grandes compositores eruditos, temas de filmes, música popular brasileira, internacional e regional.

_____________________

SERVIÇO

Nas trilhas do Cinema – Orquestra Sinfônica de Montes Claros
Terça-feira, 30 de abril
Local: Auditório do Centro Cultural Hermes de Paula
Duas sessões, às 20h15 e 22h15
Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
(estão sendo vendidos na Mmartan, Montes Claros Shopping Center, Sorveteria Fragolizia - Praça da Matriz, e secretaria do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez)

Comentários