Leite no Caffe



Leite no Caffe

Uma mostra de cor e leveza retratadas pelo artista plástico Márcio Leite




Está em cartaz até o dia 23 de maio, no Shopping Ibituruna, a exposição Leite no Caffe, do artista plástico Márcio Leite. São 12 telas em tamanhos que variam de 25cm a 1m, que retratam o cotidiano de forma leve, alegre e de uma singeleza desconcertante.

Os temas trazem corações, flores, pássaros, borboletas e jardins coloridos, gravados na tela com tal simplicidade que, num primeiro momento, trazem aquela velha impressão aos apreciadores mais desavisados, que pensam: “Esse eu também fazia”. E fariam mesmo, não fosse a leitura poética peculiar do artista, que consegue impingir uma aura de unicidade em sua obra, dos temas mais simples aos mais sofisticados, tornando-a única.

O Coloridaços, como são chamadas pelo artista as peças em exposição, surpreende pela combinação perfeita da simplicidade do traço com a sofisticação do acabamento, aliada à técnica de aplicação de uma multiplicidade de cores, numa linguagem moderna e surpreendente, mostrando um artista antenado com as novas tecnologias e comunicação de vanguarda.

A obra de Márcio Leite tem sempre essa leveza peculiar, com cores marcantes, traços bem definidos, linguagem clara e dose generosa de alegria, transparência e bom humor, reflexos de uma alma, ao mesmo tempo, inquieta e sonhadora, que vive à frente de seu tempo.

Marcio Leite e Pedro Kundera

Numa breve visita à mostra Leite no Caffe, presencio um momento em que o artista se revela de uma generosidade e humildade impares, ao avaliar os desenhos do pequeno Pedro Kundera, de 11 anos.

O jovem estudante de desenho do Conservatório Lorenzo Fernandes mostra a Marcio suas incursões pela reprodução de mangás e recebe dicas para melhorar o traço e como utilizar os recursos disponíveis na Internet em benefício do seu aprendizado e aprimoramento da técnica.

Imagino que o que se passa na cabeça do jovem aprendiz seja parecido com o vivenciado por Márcio em suas conversas com o genial konstantin Christoff, fonte inesgotável em que Márcio confessa que se inspirou no início da carreira, e que ainda hoje o influencia.

Jornalista por formação, Márcio Leite tem uma trajetória de sucesso, iniciada na imprensa de Montes Claros como cartunista, onde ganhou experiência para arrebatar mais de 50 prêmios em salões de cartoons, com reconhecimento nacional e internacional, além de participação em importantes eventos culturais do gênero, como o Salão Internacional de Humor da Floresta Amazônica, Salão Godofredo Guedes de Caricaturas e o Salão de Humor contra o Racismo.

Em 2011, inaugurou a Galeria de arte Márcio Leite, local especializado em exposições de pintura e escultura, onde vem escrevendo um novo capítulo em sua história, com parcerias inusitadas e temas instigantes.

O tema Leite no Caffe, que dá nome à exposição, é resultado da parceria de Marcio Leite com o Caffé Corbiniano, que tem espaço no Shopping Ibituruna, onde a mostra pode ser vista de 10h às 22h, com entrada franca. As obras são inéditas e poderão ser adquiridas pelos visitantes.

Comentários