Tom Nascimento


 Cantor mineiro apresenta em Montes Claros show da turnê Funk-se, Rock-se...


O cantor, compositor e instrumentista Tom Nascimento  apresenta em Montes Claros, o show da turnê Funk-se, Rock-se...  No dia 26 de abril (sábado), às 21h, o músico sobe ao palco na Praça da Matriz para um grande show, ao lado da banda Nuca Preta.

Com direção musical de Paulo Maitá, no show Funk-se, Rock-se... Tom Nascimento apresenta músicas autorais e releituras radicais, como o próprio músico prefere chamar, que é o caso do clássico Cadê Você, de Odair José, e Mama África, de Chico César, que inclusive participou da gravação do CD. 

O afinado grupo Nuca Preta, que acompanha Tom Nascimento, conta com Rafael Elói (baixo),  Marcílio Rosa (guitarra), Richard Neves (teclado), Johnny Herno (percussão) e  Digão (bateria). O show também terá a participação da cantora Débora Rosa.

Trajetória

Nascido em Belo Horizonte, mas crescido em Santa Luzia, na região metropolitana, Tom Nascimento possui 16 anos de carreira dedicados à música, como cantor, instrumentista e compositor. Iniciado no violão erudito, ainda nos bares encantou-se pela música popular brasileira e, especificamente, pelos ritmos e canções de origem africana, que vão do samba aos ritmos nordestinos, e que na música de Tom Nascimento encontram-se com o rhythm'n'blues, reggae e outros estilos para compor um afropop à mineira.

Em 2004, o artista foi convidado para ser vocalista da banda Berimbrown, posto que ocupou até 2006. Com a banda, o artista participou de três turnês pela Europa (Alemanha, Áustria e Suíça), foi destaque na mídia nacional e gravou e se apresentou com grandes artistas brasileiros

Em julho e agosto de 2008, Tom realizou a primeira turnê solo internacional pela Itália, com shows pelas cidades de San Remo, Bussana Vecchia, Bussana Mare e Vitimiglia. A composição La Formica Teresa, com letra em italiano e que mistura funk, salsa e ragga, teve vídeoclipe gravado durante o verão italiano. Ainda em 2008, o músico recebeu o Prêmio Mineiro de Música Independente e foi um dos artistas selecionados na primeira edição do programa Vozes do Morro.

Em 2013, fez o show de abertura para o Jota Quest na reinauguração do estádio Mineirão, em Belo Horizonte.
O violão percussivo somado ao uso “loop station” e o “afro-beatbox”, são elementos que fazem o som do músico soar como algo genuíno e original. Seu estilo único lhe rendeu convites marcantes para a sua carreira, como dividir palcos e gravações com grandes artistas brasileiros, a exemplo de Milton Nascimento, Gilberto Gil, Luiz Melodia, Chico César, Sandra de Sá, Gerson King Combo, dentre outros.

Tom é um dos artistas que compõe o time internacional do projeto Playing For Change, com DVD a ser lançado ainda neste ano. Ao lado do grupo, participou de diversas apresentações, com destaque ao show no Festival Planeta Brasil.

Os shows da turnê Funk-se, Rock-se... são patrocinados pela Ical, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Em Montes Claros, a apresentação conta com o apoio da Prefeitura Municipal da cidade.


Serviço:

Tom Nascimento – Show  da turnê “Funk-se, Rock-se...” em Montes Claros
Data: 26 de abril de 2014 (sábado)
Horário: 21h
Local: Praça da Matriz
Entrada franca
Classificacação: livre

Comentários