Fundo Estadual de Cultura


Cultura abre inscrições para capacitar interessados em concorrer a financiamento

Encontros irão acontecer em cidades de todas as regiões e são voltados para entidades interessadas em participar do edital do Fundo Estadual de Cultura


A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura, abre inscrições para as oficinas de capacitação voltadas a entidades culturais interessadas em participar do Edital 01/2015 do Fundo Estadual de Cultura (FEC).
O FEC é um importante mecanismo de fomento, que visa ao estímulo do desenvolvimento cultural das diversas regiões do estado, por meio de financiamento e apoio a propostas que tradicionalmente encontram dificuldade em captar recursos no mercado. Ao contrário da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o repasse de recursos do FEC é direto, sem necessidade de captação junto a empresas. 
O foco são municípios localizados fora da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As oficinas de capacitação têm como objetivo fornecer às entidades culturais informações sobre procedimentos de elaboração e avaliação de projetos no FEC. Elas começarão na próxima segunda-feira (25/5) e se estenderão até 19/6.
Para a realização das oficinas, a Secretaria de Estado de Cultura analisou as solicitações de municípios e avaliou aqueles que possuem um baixo índice de aprovação de projetos em editais anteriores do FEC. Foram selecionadas 30 cidades, atingindo todas as 17 regiões de Minas Gerais, denominadas no Governo de Fernando Pimentel de territórios de desenvolvimento.

As primeiras cidades a receber a oficina são:
- Dia 25/5: Dores do Indaiá (Região Central);
- Dia 26/5: Arcos (Região Oeste) e São João Del Rei (Região Vertentes);
- Dia 27/5: Passos (Região Sudoeste) e São Thomé das Letras (Região Sul);
- Dia 28/5: Guaranésia (Região Sudoeste) e São João Nepomuceno (Região Mata).
As oficinas que acontecerão em junho serão posteriormente divulgadas.

Como se inscrever
As oficinas são abertas ao público, sem nenhum custo para o público. Os interessados em participar das capacitações devem entrar em contato com o Fundo Estadual de Cultura, nos telefones (31) 3915-2720 / 3915-2719 ou pelo e-mail fec@cultura.mg.gov.br, e fazer a inscrição. Para participar, será necessário informar nome completo, telefone, e-mail, município de domicílio e em qual cidade deseja estar presente para o curso.

Comentários