XVI Fenearte


Arte mineira em feira nordestina

Programa Artesanato em Movimento leva artesãos mineiros para Feira Nacional em Pernambuco



As riquezas do trabalho manual mineiro têm espaço garantido na XVI Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O Governo de Minas Gerais, por meio da Sedinor, vai participar do evento que começa nesta quinta-feira (02/07) e vai até o dia 12 julho.

Em um estande do programa Artesanato em Movimento, serão exibidos os produtos artesanais característicos do Norte e Nordeste do estado. Ao todo, vão participar do evento 11 associações de artesãos, contemplando os municípios de Minas Novas, Caraí, Turmalina, Datas, Diamantina, Berilo, Veredinha, Januária, Taiobeiras e Cônego Marinho.

O programa Artesanato em Movimento é executado pelo Sistema Sedinor/Idene e visa alavancar estratégias de divulgação e comercialização do artesanato. A iniciativa tem como meta o apoio a eventos e feiras nacionais e regionais para incentivar a produção e os negócios da atividade artesanal. Neste evento, realizado em parceria com o Centro de Artesanato Mineiro (Ceart), estão sendo investidos cerca de R$ 80 mil em aquisição e montagem do estande, além de transporte e hospedagem de artesãos e técnicos.

A Fenearte, que chega à 16ª edição neste ano, é uma das mais importantes feiras do país e deve receber cerca de 320 mil visitantes de vários estados brasileiros e do exterior e espera movimentar em torno de R$ 40 milhões. Em mais de 29 mil metros quadrados com 800 estandes, a Fenearte vai reunir cerca de 5 mil expositores de 51 países. Como é tradição, peças artísticas de todo o Brasil serão apresentadas. Neste ano, a feira homenageia o poeta popular Lourival Batista, imortalizado como Louro Pajeú, que faria 100 anos em 2015; e o artesão Manoel Borges da Silva, o Mestre Nuca de Tracunhaém.

No estande do Governo de Minas, ficarão expostas em 48 metros quadrados, peças selecionadas pelo Ceart, que também dará apoio no gerenciamento do evento como: especificação técnica, contagem, armazenamento e transporte das peças, aquisição ou locação de estruturas para a exposição, além do recrutamento, seleção e capacitação da equipe responsável para expor e/ou comercializar os produtos durante o evento.

Atualmente existe, entre o Sistema Sedinor/Idene e o Centro de Artesanato Mineiro, uma parceria com o intuito de fomentar o segmento, gerando renda e divulgando a cultura da região de abrangência da Secretaria.

Participam da exposição, por meio do estande do Governo de Minas:

·         Associação dos Artesãos da Comunidade de Coqueiro Campo
·         Associação dos Artesãos de Santo Antônio Caraí
·         Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre
·         Soarte Associação dos Artesãos de Turmalina
·         Divinart - Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros da Datas
·         Associação dos Artesãos de Sempre Viva
·         ASTUR - Associação dos Artesãos de Turmalina
·         Associação Produtores e Artesãos de Roça Grande
·         Associação Produtores e Artesãos de Veredinha
·         Associação Amigos da Cultua da Região de Januária
·         Associart - Associação dos Artesãos do Município de Taiobeiras

Comentários