Festa no Major Prates

52 anos do Major Prates

Moradores da zona Sul de Montes Claros se reúnem para comemorar o aniversário do maior bairro da cidade


O grupo Forró pra Contagiar, formado
por moradores do bairro Major Prates,
é uma das atrações da festa neste sábado

Neste fim de semana, moradores da  zona Sul se reúnem numa grande festa para comemorar os 52 anos do bairro Major Prates, completados no dia 18 de fevereiro.

Com o tema “52 anos do Bairro Major Prates - Encontrão Sertanejo e Swigão”, o evento acontecerá na avenida Olímpio Prates e na Praça da igreja Nossa Senhora Aparecida, de 20h a 1h da manhã. A expectativa de público é de aproximadamente 3.000 pessoas por dia. O evento é realizado pela prefeitura de Montes Claros, através da secretaria municipal de Cultura, em parceria com a comunidade do bairro e a Associação Comercial de Empreendedores da Zona Sul de Montes Claros (Acezs-Moc).

A programação inclui shows, na sexta-feira (26), com as bandas Mania do Pagode, MC Lekim, MC Tuk Tuk, X-Brown, a dupla Mauricio e Raphael, Henrique e Alexandre e Sérgio e Rodrigo, e no sábado (27), shows com a dupla João Vitor e Matheus, Forró pra Contagiar, Garoto Sedução e Swingão do Guetto.

Também haverá uma sessão de homenagem para 60 famílias, moradoras do bairro há mais tempo. No local, serão montadas barracas de comidas e bebidas típicas, com segurança e assistência à saúde. Toda a programação é gratuita a aberta ao público.

De acordo com Aurélio Vidal, morador do bairro e idealizador do evento, a primeira edição da festa foi realizada em fevereiro de 2014, quando foi comemorado o cinquentenário do bairro, se configurando como um grande movimento cultural em prol do bairro.

- De forma surpreendente, o Major Prates se tornou o maior centro comercial independente de Montes Claros e, nas comemorações, buscamos resgatar a trajetória dessa história através da memória dos moradores. Devido ao sucesso do evento, a comunidade decidiu manter as festividades no calendário anual - ressalta Vidal.

Para garantir a segurança do público, a prefeitura montou um esquema de segurança, com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal trabalhando em conjunto. Serão afixados avisos (por meio de faixas e folhetos) alertando os comerciantes sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. A secretaria de Saúde fornecerá uma ambulância, composta de um enfermeiro e um técnico de enfermagem, que ficarão de plantão durante os dois dias de evento.

O BAIRRO
Com cerca de 25 mil habitantes, o Major Prates é maior subcentro de Montes Claros, o segundo comércio da cidade, onde se encontra de tudo. Essa condição é propiciada pela infraestrutura urbana e pela sua localização, a 4 km do Centro da cidade, pelo dinamismo econômico, pelo grande contingente populacional e o forte mercado consumidor, com 160 lojas de vários segmentos, além da proximidade com o maior shopping da cidade, determinante para o desenvolvimento socioeconômico não só do bairro, mas de toda a zona Sul.

Para Aurélio Vidal, é difícil imaginar a vida fora do Major.

- O Major Prates é um bairro de gente que se orgulha da sua história, que mantém viva sua rotina que pode se chamar de tradição, como o encontro nas manhãs de domingo, na Feira Livre, onde, além da compra de frutas e verduras fresquinhas e diversos produtos que vêm direto do pequeno produtor, também temos a oportunidade de encontrar os amigos para um dedo prosa – conta.

Comentários