Cultura popular norte-mineira


Vale Jequitinhonha e Norte de Minas estarão presentes na Feira Mineira de Artesanato em São João Del Rei




A beleza e a riqueza da arte que nasce das mãos dos artesãos do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas estarão presentes, mais uma vez, na Feira Mineira de Artesanato, em São João Del Rei, que terá sua 12ª edição entre os dias 24 e 27 de março, período da Semana Santa. A expectativa, segundo a organização do evento, é que a cidade receba, durante os quatro dias de feira e festividades religiosas, cerca de 30 mil visitantes, proporcionando aos artesãos a oportunidade de novos mercados, gerando negócios tanto com lojistas quanto com o público final.

A iniciativa é uma parceria das secretarias de estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), por meio de sua autarquia, o Idene, com o programa Artesanato em Movimento, e de Desenvolvimento Econômico (Sede), com a coordenação de Artesanato, além do SEBRAE/MG.

Entre os municípios participantes estão Turmalina, Chapada do Norte, Berilo, Minas Novas, Gouveia, Curvelo, Araçuaí, Bocaiúva, Taiobeiras, Montes Claros, Diamantina, Presidente Kubitschek, Padre Paraíso e Datas.

O programa Artesanato em Movimento participa desde a 1ª edição da Feira Mineira de Artesanato em São João Del Rei, que completa 12 edições ininterruptas, sempre desenvolvendo ações que contribuem para o fomento e o aproveitamento das vocações regionais, geração de trabalho e renda e apoio ao artesão.

Segundo o diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, além da criação de oportunidades para comercialização, o programa estimula a abertura de mercado, beneficiando centenas de artesãos. “Com esse apoio, é possível contribuir para o reforço da imagem e identidade do artesanato das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, que possui um grande potencial que precisa ser valorizado”, destaca.

Aos 24 anos, Daniele Aparecida Carvalho viu no artesanato uma oportunidade de crescer na vida e se profissionalizar. Sua atuação começou 2008 em uma cooperativa de Curvelo, beneficiada pelo programa Artesanato em Movimento, do Idene. No local, a atual estudante de administração colaborava em uma fábrica de caixas manuais. Um ano depois, foi promovida para o setor de administração, profissão que deverá atuar oficialmente dentro de um ano e meio. No espaço, ela ajuda a coordenar ações de outros artesãos que atuam com diferentes matérias primas como o ferro, doces artesanais, geleias, licores e bordados. “O artesanato é uma atividade socioeconômica muito importante, não só para Curvelo, mas para a região. Esperamos que a nossa participação no primeiro evento do ano seja muito lucrativa”, reforça.

Horários de Funcionamento da Feira:
Dia 24/03/16 (Quinta-feira) – 16h às 22h - 16h abertura oficial
Dia 25/03/16 (Sexta-feira) – 10h às 22h
Dia 26/03/16 (Sábado) – 10h às 22h
Dia 27/03/16 (Domingo) -10h às 19h

Comentários