Música no Museu



Élcio Lucas lança CD “Vago Universo” na próxima quinta-feira



Nesta quinta-feira (31/3), será lançado em Montes Claros o CD “Vago Universo”, do músico Élcio Lucas, egresso do Grupo Raízes, que também é doutor em Literatura e professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O lançamento está marcado para as 19 horas, na sede do Museu Regional do Norte de Minas, antigo Casarão da Fafil, com entrada franca.

O CD “Vago Universo” é uma produção de Ian Guedes, com direção musical do próprio Élcio Lucas e Ewany Borges. O primeiro lançamento deste trabalho autoral aconteceu na Universidade Sorbonne, em Paris, em 21 de janeiro deste ano. Também em janeiro (dia 26), as canções do CD foram exibidas no programa especial “Histórias da Música Portuguesa”, na Rádio da Universidade de Salamanca (Espanha).

O álbum reúne 10 canções de autoria de Élcio Lucas, sendo que algumas resultantes da parceria com Aroldo Pereira, João Rodrigues e Walter Branco. Duas músicas tiveram como ponto de partida poemas do poeta português Vitorino Nemésio e de Federico Garcia Lorca (poeta espanhol).

Conforme Élcio Lucas, “Universo Vago” traz letras com arrojados arranjos instrumentais de “Terno Azul” e “Pão e Vinho” e a singeleza acústica de “Estrela”. “O sertão se faz presente em “Ventania”, Caminhos de Minas” e “Juriti”, descreve o autor.

Gravado no “Estúdio Verde”, em Belo Horizonte, o CD “Vago Universo” contou com a participação dos músicos Paulinho Carvalho (baixo elétrico), Esdras/Neném Ferreira (bateria), Cláudio Faria (piano), Ian Guedes (guitarra), Marco Lobo (percussão), Jelber Oliveira (teclado), Mário Castelo (bateria), Enéas Xavier (contrabaixo acústico e elétrico), Marcos Frederico (bandolim) e Sérgio Rabelo (violoncelo). Também teve a participação especial de Juarez Moreira (violão solo em “Deseo”), Célio Balona (acordeon em “Juriti”) e Leopoldina (voz em “Estrela”).

Compositor, violonista e cantor, Élcio Lucas venceu alguns festivais da canção popular no Brasil. Ex-integrante do Grupo “Raízes” participou das gravações dos discos “Menino do Interior” e “Estrada Afora”. Em carreira solo, gravou o compacto “De Lua” e o LP “Verde Grande”. Teve composições gravadas por Rogéria Holtz, Aline Mendonça, Fatel e pelo próprio Grupo Raízes. Élcio Lucas é doutor em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Como professor, ele atua no Programa de Pós-Graduação em Letras e Estudos Literários da Unimontes e coordena o projeto de implantação do Centro de Audiovisual da Universidade.

SERVIÇO:
Lançamento do CD “Vago Universo” – de Élcio Lucas
Dia: 31 de março
Horário: 19 horas
Onde: Museu Regional do Norte de Minas – antigo Casarão da Fafil
Entrada franca

Comentários