Exposição de bonecos



O Circo da Vida

Exposição em cartaz, no Museu Regional do Norte de Minas, em Montes Claros



Figuras da mitologia grega, personagens de filmes e nomes conhecidos da cultura pop e da história brasileira estão representados em uma exposição de bonecos no Museu Regional do Norte de Minas, administrado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A mostra “O Circo da Vida”, do artista plástico e professor de artes visuais Marcelo de Castro Dettogni, poderá ser conferida até 5 de agosto, com entrada gratuita.

A exposição reúne 21 bonecos. Estão representadas figuras mitológicas como Zeus, o Deus do Olimpo, personagens de filmes infantis como Simbad, a cantora Carmen Miranda e personagens típicos da cultura e da história brasileira como Lampião e Maria Bonita, a “negra rezadeira” (do Rio São Francisco) e o Deus Tupã (figura indígena).

VIVÊNCIAS
O artista plástico Marcelo de Castro Dettogni salienta que elaborou os bonecos a partir da sua vivência e de filmes que acompanhou desde a infância e na adolescência. “Vivi a infância nos anos 1980, geração que cresceu em frente à televisão recebendo influências da “Cultura Pop”. Foi uma época em que existia muita programação voltada para o público infantil, com seus desenhos animados e programas apresentados por bonecos (Muppets), que me encantavam”, disse o artista.

Dettogni revela, ainda, que se admirava também com os filmes da “Sessão da Tarde” que insistia em reprisar grandes aventuras dos anos 50, 60 e 70 “como Simbad e o Olho do Tigre, As Sete Faces do Dr. Lao, Fúria de Titãs, Star War e tantos outros, com todo aquele mistério, magia e criaturas monstruosas, germinando em mim o gosto pelo cinema, mitologia grega, pela arte de desenhar, por todas as artes de uma forma geral”.

O artista continua: “daí nasceu meu encantamento por bonecos e, como resultado, esta exposição que resolvi intitular de “O Circo da Vida”, em que apresento tipos diversos, como num circo de atrações exóticas que despertam ao mesmo tempo medo, curiosidade e fascinação, onde o mestre de cerimônias é um velho mandarim chinês que anuncia suas atrações sem revelar como as reuniu ao longo dos anos ou séculos... Ninguém sabe”, afirma o artista.

Ele também comenta sobre as figuras representadas na exposição de bonecos. “Desde a mulher mais gorda do mundo até Zeus, o deus dos raios e trovões, passando por Carmem Miranda representando o exotismo da América da Sul até “a melindrosa” dos anos 20 e porque não uma velha feiticeira que pode ver seu passado, presente e futuro; uma misteriosa gueixa de gestos delicados vinda do distante Japão, criaturas nunca vistas pelos olhos humanos como o centauro, até chegar aos personagens típicos do nosso Brasil, como o deus Tupã, a negra rezadeira que lava roupas no rio São Francisco, Lampião e Maria Bonita, figuras tão encantadas quanto qualquer outra.”

SERVIÇO

Exposição de bonecos O Circo da Vida
Artista plástico Marcelo de Castro Dettogni
Onde: Museu Regional do Norte de Minas - Rua  Coronel Celestino, 75, Montes Claros
Até quando: 5 de agosto – horário das 8h30 às 18 horas
Entrada: gratuita

Comentários