sábado, 9 de julho de 2016

Programa de férias em Minas Gerais


Minas Gerais promove diversos eventos culturais durante as férias de julho



O mês de julho, época de frio e férias escolares, está repleto de atrações culturais espalhadas por todo o estado. A programação atende aos mais variados gostos e perpassa por todas as manifestações artísticas. O tamanho também pouco importa: desde cidades menores que recebem eventos reduzidos, até municípios de maior porte que servem de palco para grandes performances e charmosos festivais. Conheça alguma delas.

São Lourenço, no Sul de Minas, recebe nos dias 29 e 30 as fases eliminatórias do 46º Festival Nacional da Canção -  Fenac. Palco da diversidade cultural e da criatividade de artistas de todo o Brasil, o evento passará até o fim do ano por São Thomé das Letras, Extrema, Três Pontas, Guapé e Boa Esperança, berço da ação. Este ano o Fenac vai selecionar 80 canções inéditas, os participantes concorrem a R$ 193 mil em prêmios. Uma boa disputa para os nossos ouvidos.

Ainda no Sul do estado vamos ao alto da Serra da Mantiqueira para o distrito de Camanducaia, em Monte Verde, que recebe um festival de inverno acontece até 23 de julho. Shows, concertos, apresentações de rua e oficinas culturais preenchem a escalação, cujo destaque fica para a Orquestra Filarmônica da Melhoramentos Caieiras, que fará uma apresentação especial inspirada em grandes clássicos do rock’n roll. O programa conta ainda com o grupo folclórico Família Dimantas da Letônia e a Orquestra Mineira Extremamente Caipira.

As opções para quem quer visitar a região não param por aí. O JulhoFest, em Poços de Caldas, começa no dia 8 com um concerto do maestro João Carlos Martins, considerado um dos maiores pianistas do Brasil e um afamado intérprete de Bach. No dia seguinte tem Um Boi Bem + Brasileiro, o novo musical de rua do Grupo Rasgacêro, que homenageia  a tradição folclórica dos Autos de Bois do Brasil que, por meio do incentivo da LEIC, vai percorrer 14 cidades brasileiras.  Mais uma atração que chega ao festival graças ao incentivo estadual é o músico, cantor e compositor Gabriel Guerra, confirmado para o penúltimo dia do evento, 23 de julho.

Na Zona da Mata o Festival de Piacatuba, em Leopoldina, acontece entre 27 e 31 de julho. A viola e gastronomia tomam conta do distrito que conserva casarões do Século XVIII. Além de apresentações de artistas locais, marcam presença grandes nomes da cultura caipira, como Renato Teixeira (30/7), Geraldo Azevedo (27/7) e Zé Geraldo (28/7).

Em Muriaé a 6ª edição do Circuito Grande Hotel Muriahe aproveita a tradição cultural do mês de julho para seguir com as suas atividades em distritos e periferias. No dia 6 o Teatro Zaccaria Marques recebe a Banda Jovem Sociedade Musical União dos Artistas para uma apresentação didática, aberta ao público, inaugurando o Programa "Zaccaria Marques no Som". Na ocasião, os alunos da Escola Municipal de Música Leonel Vargas também fazem uma apresentação de Canto Coral.

A série MPB anima o público de Ipatinga, no Vale do Aço, que terão seus ouvidos embalados pela musicalidade do cantor e compositor Almir Sater. O show acontece no Teatro do Centro Cultural Usiminas e é promovida por meio da LEIC. Outras três apresentações musicais acontecem no segundo semestre.

Para a criançada, a opção é assistir ao espetáculo “Aquático”, comandado pela cantora e compositora Ana Cristina, que está circulando por 13 cidades mineiras em 2016. Neste mês, a peça estará na Região Metropolitana: no próximo dia 8 em Guanhães, às 14h, e no dia 9 em Ferros, às 9h.

Virada Cultural

Na capital mineira, onde termômetros podem marcar abaixo de 13,1 graus, a animação marca recorde com eventos como a 4ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, nos dias 9 e 10 de julho com programação totalmente gratuita, e o Inverno das Artes com ações no Palácio das Artes e no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

Construindo sua marca no circuito de viradas culturais que tanto atraem público por todo o país, a 3ª Virada Cultural de Belo Horizonte conta parte dos recursos oriundos da LEIC para reunir durante 24 horas ininterruptas apresentações artísticas culturais nas suas mais diversas linguagens.

O evento, que envolve uma rede de mais de 50 equipamentos culturais, traz para capital nomes como Elza Soares, Sandra de Sá, Criolo e Lenine, além de nomes da cena local como Flavio Renegado e o bloco Baianas Ozadas. Um palco itinerante garantirá a intervenção urbana e a Viradinha ganha força com mais de 80 atrações infantis.

Ainda para acalentar o inverno com muita cultura, a Fundação Clóvis Salgado promove o Inverno das Artes, com importantes artistas da atual cena contemporânea. Gilberto Gil & Jorge Mautner, Tom Zé, Arrigo Barnabé & Paulo Braga, Eduardo Dussek e a vencedora do 27º Prêmio da Música Brasileira como Cantora Revelação, Simone Mazzer.

Entre os diferenciais do evento estão ações de literatura como uma homenagem ao escritor Guimarães Rosa pelos 70 anos do livro Sagarana e pelos 60 anos dos livros Corpo de Baile e Grande Sertão: Veredas. No cinema, o grande destaque será a presença do cineasta e ator José Mojica Marins, um dos maiores ícones do cinema brasileiro, que terá a trilogia do cruel agente funerário Zé do Caixão incluída na Maratona Terror no Parque.

OUTRAS PROGRAMAÇÕES

Festival Gastronômico do Queijo Canastra | São Roque de Minas

O Festival Gastronômico do Queijo Canastra tem como principal objetivo atender aos desejos dos visitantes e moradores da região de saborear o incomparável Queijo Canastra em receitas exclusivas e passadas de geração em geração na maior região produtora do queijo em Minas Gerais. Até o dia 31 de julho o festival constitui um verdadeiro mapa gastronômico de receitas que contenham o queijo canastra, patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Mais informações

Festival de Inverno | Diamantina

Até o dia 31 de julho a cidade histórica recebe peças teatrais, exposições de fotografias, artesanato, além do projeto Música nas Praças. Entre os destaques, a mostra audiovisual Meu Shakespeare dia 8, às 18h, na Casa de Chica da Silva; a oficina “Memória e diversidade cultural: o brincar como patrimônio imaterial de Diamantina” dia 12, às 8h30 na Universidade Estadual de Minas Gerais; e a exposição Linhas e Fios – memórias que guardo da artista têxtil Parísina Ribeiro no Museu do Diamante. 

Festival de Gastronomia | Diamantina

De 9 de julho a 14 de agosto a cidade e 10 distritos recebem a iniciativa que pretende resgatar, difundir e valorizar as receitas tradicionais da região. Serão seis encontros para saborear pratos como costelinha de porco com broto de samambaia, entre outros. Os pratos selecionados nos distritos participam da etapa final em Diamantina, onde por dois dias comercializarão ao público as delícias. Mais informações

Festival Nacional de Teatro | Barbacena

A programação diversificada e gratuita é elaborada pelo Instituto Curupira. Entre os dias 23 e 31 de julho, 19 companhias selecionadas via edital se apresentarão na região das Vertentes. O evento conta com a circulação de mais de 120 artistas de vários estados. Para além das artes cênicas, o festival tem a parceria da Bituca – Universidade de Música Popular, que realizará uma atividade em sua sede no dia 29 de julho.

Julifest 2016 | Itabirito

Shows de Alceu Valença (14), Daniela Mercury (15) e Arlindo Cruz (16) são apenas alguns que irão movimentar a cidade em julho. Além desses, sertanejos dos mais consagrados também entram no time, como Chitãozinho e Xororó (16) e Gustavo Lima (17). A 25ª edição do Julifest acontece de 14 a 17 de julho na região central de Minas.

Festival de Inverno de Fórum das Artes 2016 | Ouro Preto e Mariana

Com o tema “Resistência”, o evento acontecerá de 8 a 17 de julho e segue com os tradicionais cortejos pelas ladeiras das primeiras vilas de Minas Gerais. A programação abarca diversidades, formações, memórias e novas práticas. Dos talentos locais já está confirmada a Cômica Cia. De Teatro, de Mariana. Parceira do festival, a Fundação de Arte de Ouro Preto/Faop oferece, entre os dias 11 a 15 de julho, cinco oficinas gratuitas.

Festival do Patrimônio Cultural | Paracatu

Em sua terceira edição, o festival tem sua etapa gastronômica realizada até 10 de julho. Na programação artística os talentos da 11º edição do Festival Nacional de Música Brasileira, como a Banda Bagunço e o grupo Retirantes.

Festival de Inverno | Itabira

Na região Central de Minas, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade- FCCDA realiza o evento, que chega a seu 42º ano consecutivo. Até 24 de julho se apresentam a sambista Aline Calixto, o humorista Saulo Laranjeira (que convidou Saldanha Rolim) e o Mundo Livre S.A. Ao todo o evento atrai mais de 70 ações culturais.

Festival de Inverno da UFMG | Belo Horizonte

Inspirado por “Territórios culturais em trânsito”, a 48ª edição do festival acontece de 15 a 23 de julho. Promovendo confluências e divergências em processos de criação, mediados pelo procedimento da experimentação, a agenda conta, por exemplo, com o espetáculo “Real: Teatro de Revista Política” do grupo ESPANCA!. As inscrições para oficinas variadas acontecem até o dia 13 de julho.

Experimente | Nova Lima

A nova edição da feira de cervejas artesanais conta com rótulos invernais. No próximo sábado (9) estarão no evento estilos como Porter e Stout, ótimas opções para acompanhar muitos dos pratos que serão servidos na oportunidade. Entre as atrações musicais, as bandas Beezoro e Muñoz. 

Festival de Inverno | São João del-Rei

No dia 16 de julho um cortejo no Largo do Rosário dá início ao festival, que recebe apresentações de viola caipira, peças infantis e exposições visuais até o dia 24 de julho. Entre os nomes confirmados no evento gratuito estão Tunai, Tianastácia, Dona Jandira, Chico Lobo e Todos os Caetanos do Mundo. 

Festival de Inverno | Belo Horizonte

Serão oito atrações culturais por dia, de 16 a 17, entre artistas que vão do soul ao pop. Dentre as atrações, cantores reconhecidos nacionalmente integram o lineup do evento; Tiago Iorc, Vanessa da Mata, Mart’nália, BaianaSystem, Rico Dalasam, Bixiga 70, Curumin e Chico Chico. Por todos os lados: Mostra de Curtas, Exposições de Arte, Oficinas Literárias, Vila Gastronômica, Espaço Kids, Live Graffiti e Performances.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É uma prazer receber sua visita. Obrigada pelo comentário.