Serginho Veneno

O VENENO DAS PICK-UP’s
Escolhido para sonorizar as festinhas do bairro e da escola na infância, Serginho Veneno hoje é considerado um dos melhores DJ’s da região

Jerúsia Arruda


Primeiro foi o tape, depois o vinil, o famoso '3 em 1', em seguida, o computador, até chegar às pick-up’s. Aos 12 anos Luiz Sérgio Soares Andrade já comandava a trilha sonora nas festinhas do bairro e dos amigos da escola, ensaiando para aquela que seria sua profissão no futuro.
Ao longo dos anos a evolução tecnológica trouxe novos equipamentos e Serginho, sempre curioso, foi pesquisando, estudando, se envolvendo cada vez mais com os recursos do mundo fonográfico e o surgimento dos novos ritmos que passaram a imperar nas pistas.
Seu primeiro trabalho foi reproduzindo CDs das bandas e artistas da região que fazem trabalho independente. O interesse pelo ofício cresceu e Sérgio Veneno, como é conhecido no meio artístico, ampliou a estrutura, passando a gravar, copiar e dar acabamento, entregando o trabalho pronto. Paralelamente, continuava sonorizando, agora já para um público maior e com remuneração.
Até que resolveu assumir o título de Dj que já carregava desde a adolescência e se equipou com pick-up
Sempre ligado aos sites com informações sobre os ritmos e equipamentos que Djs de todo mundo estão usando, Serginho Veneno mantém o repertório atualizado, mesclado com sucessos que marcaram época e remixes de canções de artistas da região, agradando ao público de todas as idades.
- Além de fazer um som que agrada a todos, também tenho como objetivo divulgar os artistas norte-mineiros que fazem um bom trabalho e não têm muito espaço para mostrar suas músicas. Para isso, coloco uma música da região ao lado de outra no mesmo ritmo que já é sucesso nacional de forma que as pessoas assimilem naturalmente. Os próprios artistas me dizem que isso tem ajudado muito na divulgação dos som deles – explica Sérgio, que em todos os CDs que produziu até então, incluiu músicas de seus conterrâneos.
PROJETOS
Se preparando para montar uma casa de shows que deve ser inaugurada até o início do próximo ano, onde pretende reunir os melhores nomes da música eletrônica de todo o país, o aquariano que durante dezoito anos jurava ser do signo de capricórnio (achava que o período de regência do signo era do dia 1º a 30 de cada mês – Sérgio é de 29 de janeiro) diz que se sente gratificado com a profissão que escolheu.
- Trabalhar com o estúdio é ótimo, mas como Dj me sinto realizado. Invisto boa parte do cachê que ganho em estrutura como iluminação, cenário, equipamento de som, tudo para valorizar ainda mais minha performance e tem dado certo. Nunca fico parado e tenho demanda para manter a agenda da casa que ainda vou inaugurar. Mas é claro que vou compartilhar esse espaço com outros profissionais e até dar preferência. Espero que se torne um ponto de encontro da galera que curte música eletrônica – diz Sérgio, que está preparando um grande show e inauguração com participação de vários Djs, que deve ser finalizado em DVD.
- Há dois anos faço uma festa que chama Vírus Fest, e muita gente me cobra porque ainda não fiz a deste ano. Estou segurando para fazer na inauguração da nova casa – diz.
Sérgio diz que está firmando uma parceria com alguns artistas e, através do site (
www.djserginhoveneno.com.br) vai disponibilizar as músicas remixadas para download.
- O site já está no ar e estamos estudando uma forma de liberar as músicas sem problemas de direitos autorais. As canções que forem liberadas pelos artistas ganharão uma nova roupagem, com uma batida mais eletrônica, e disponibilizadas para os internautas. Mesmo se não conseguirmos permissão, vamos colocar o nome da música, do autor e do intérprete para facilitar para quem quiser adquirir o Cd. Muita gente gosta de uma música, mas às vezes não sabe o nome ou quem canta. Todas as músicas que estiverem em nosso repertório vão ter sua referência disponível no site para pesquisa e, se permitido pelo autor, disponibilizadas para download – explica Serginho.

Comentários