Fabiana Lima e Bruno Andrade

Tambores e Poesia
Fabiana Lima e Bruno Andrade apresentam o espetáculo Marambaia, onde revelam a força poética da música afro-mineira


Jerúsia Arruda

A dupla montesclarense Fabiana Lima & Bruno Andrade volta aos palcos do Conexão Vivo, no próximo dia 28 de março, na Praça de Esportes, onde apresenta o show Marambaia, espetáculo musical calcado nas manifestações tradicionais populares.
A dupla faz parte da grade de artistas patrocinados pelo projeto desde a edição de 2006, onde se apresentam sempre com um artista convidado.

Nos dia 23, 24 e 25 de março, Fabiana Lima e Bruno Andrade ministram oficina de lutheria e ritmos em Montes Claros, que acontece em dois módulos.
No primeiro módulo foi realizado, a dupla ensina a confeccionar tambores de congado. Após os instrumentos finalizados, a expressão rítmica será trabalhada no segundo módulo com Maurício Tizumba na dianteira e o duo, integrando uma arte à outra e valorizando o congado mineiro.

Os artistas encerram a passagem do circuito na cidade com show em parceria com Maurício Tizumba. O show acontece no dia 28 de março, às 23h, na Praça de Esportes

Fabiana e Bruno
Juntos desde o começo da carreira, em Montes Claros, há quase dez anos, a dupla Fabiana Lima & Bruno Andrade vem trilhando um caminho musical marcado pelos ricos ritmos africanos a partir do som do tambor, pelas manifestações populares tradicionais e pela força dos elementos da música negra.
O corpo mignon ed Fabiana engana, chega a ser inadequado ao tamanho de sua voz. O jeito hippie, cigana pequerrucha, com seu pandeiro e voz ímpar, sob a luz do palco é indomável, arrebatadora.
Além de cantora, compositora e percussionista, Fabiana também toca flauta transversal e puxa um samba em negros passos de dança e arranjos vocais. Por onde passa, Fabiana Lima fascina a platéia e domina a cena como ninguém, sempre acompanhada do fiel parceiro Bruno Andrade, que dedilha com maestria o violão de sete cordas e a acompanha nos vocais.

Marambaia
Com o cuidado de levar uma produção musical que faça jus à identidade mineira, os cantores dizem que passam a maior parte de seu tempo estudando, pesquisando sobre a história da formação cultural do povo norte-mineiro e, na medida do possível, tentam transferir o aprendizado para o palco, de forma que possam aproximar o público um pouco mais de sua própria história.

Fiéis a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo, dizem que se inspiraram na religiosidade e diversidade cultural das Festas de Agosto de Montes Claros para compor o espetáculo Marambaia.
- O show é uma homenagem ao povo brasileiro, que ao longo dos anos vem contando sua história através de suas práticas culturais – diz Fabiana Lima.
O resultado é um espetáculo bem cuidado e uma produção de encher os olhos.

Conexão Vivo
Há seis anos com o show Marambaia, realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a dupla mineira vem se apresentando por diversas cidades do estado, através do projeto Conexão Vivo, se destacando no cenário cultural mineiro pela expressão cênica e trabalho autoral – gravado em CD homônimo -, além da fusão de elementos das culturas africana e brasileira, que leva a platéia ao delírio.

Comentários