Paulinho Pedra Azul em Montes Claros

No dia 29 de maio, o espaço cultural Curralzin do Boi recebe Paulinho Pedra Azul, cantor do Vale do Jequitinhonha que ficou nacionalmente conhecido pela poesia/canção “Jardim da Fantasia”. O show acontece às 22 horas.

Apesar de não ser presença constante na grande mídia, Paulinho Pedra Azul consegue ser reconhecido, ao mesmo tempo, por um público restrito e pelo grande público, o que garante casa cheia onde quer que se apresente.

Ganhador de vários prêmios e velho conhecido entre os apreciadores de festivais de música, o cantor certamente se sentirá muito à vontade em Montes Claros, pois sobe ao palco anfitrionado por outro campeão na canção regionalis ta: o cantor e compositor Pedro Boi.

Paulinho Pedra Azul
Cantor, compositor, instrumentista, pintor e escritor, Paulinho Pedra Azul começou a trilhar a música como integrante de um conjunto de baile, fazendo shows por diversas cidades mineiras. Depois se mudou para São Paulo, onde viveu por uma década e por igual período, morou e trabalhou com Saulo Laranjeiras, cantor e ator, também seu conterrâneo.

Lançou o primeiro disco, Jardim da Fantasia, em 1982 pela RCA, quatro anos depois da mudança para São Paulo. Depois disso, se apresentou com freqüência em universidades, participou de festivais e lançou discos regularmente nas décadas de 80 e 90, obtendo grande sucesso, sobretudo em Minas Gerais, sendo, inclusive, apontado como o segundo cantor mais conhecido de Minas Gerais, perdendo apenas para Milton Nascimento, em pesquisa feita pela Amar - Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes de Minas, em 1999.

Comemorando 25 anos de carreira, com uma produção musical que se concentra principalmente em canções e serestas românticas, o cantor do Vale do Jequitinhonha se apresenta neste sábado em Montes Claros, onde canta os grandes clássicos que marcaram sua carreira, entre elas Ave Cantadeira, Sonho de Menino, Valsa do Desencanto, Cantar, Vagando, Recado Para um Amigo Solitário, Jardim da Fantasia (Bem-te-vi), além de releituras de canções celebres da MPB.

Com estilo que passeia do romântico à MPB, passando pelo regional e chorinho, e fortemente influenciado pelo Clube da Esquina, Paulinho Pedra Azul tem mais de 20 discos gravados, a maioria deles independentes, além de participação em discos de vários outros cantores.

Um dos destaques de sua carreira é a parceria com Wagner Tiso, em 2001, quando gravou um CD com 12 músicas de Godofredo Guedes, pai de Beto Guedes.

Com canções gravadas por artistas de todos os estilos e de todo o país, como Diana Pequeno, Rosa Maria, Dércio Marques, Pena Branca e Xavantinho e parceria com Rogério Flausino, do grupo Jota Quest, Paulinho celebra os 25 anos de carreira lançando o CD Paulinho Pedra Azul – 25 Anos, gravado independente, onde reúne canções inéditas em parceria com o jovem músico Marcelo Jiram.

Paulinho também é autor de 200 telas e de 15 livros, dentre eles "Delírio Habanero - Pequeno Diário em Cuba", escrito durante visita à ilha do Caribe, de vários livros infantis, entre outros.

Comentários

  1. Adoro Paulinho Pedra Azu. Faz uma pá de tempo que ele não vem na cidade. Vou estar lá, com certeza. Valeu pela notícia.
    Luciano Alves

    ResponderExcluir
  2. Uma oportunidade ímpar para apreciarmos música de qualidade e com certeza revermos grandes amigos. Vamos estar lá.
    Toninho Vieira (Claro dos Poçôes)

    ResponderExcluir
  3. 1º SALÃO DE ARTES VISUAIS

    A Coordenação Geral do Festival de Cultura e Arte Negra – FECAN, convida Vossa Senhoria para participar da abertura do 1º Salão de Artes Visuais, a realizar-se no dia 01 de maio de 2010, às 19:30h, no Núcleo de Estudos da Cultura Negra – NECUN, à Av. Deputado Esteves Rodrigues, Nº 20 – Centro.

    ResponderExcluir
  4. Neste sábado as atenções estarão voltadas para a final da Superliga de Vôlei. A partida que definirá o campeão da temporada será disputada no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O Montes Claros enfrenta o Cimed/Malwee (SC).

    E a TV de Montes Claros não poderia ficar de fora deste dia especial. A partir das 10h30 da manhã o Canal 2 exibe flashes, direto do Bar Mapa de Minas, onde torcedores vão acompanhar o jogo. Durante o “Programa Na Corda Bamba”, também vão acontecer entradas Ao Vivo. E ao Meio-dia você acompanha o programa especial “Montes Claros na Superliga de Vôlei”, com apresentação de Nairlan Clayton Barbosa e reportagens de Onilda Santos, Geraldo Pinto e Raphael Bicalho. Enquanto Nairlan Clayton conversa com comentaristas Esportivos que vão analisar o jogo, nossos repórteres vão ouvir os torcedores que estarão concentrados na Avenida Sanitária, seja para a comemoração da Vice liderança ou da vitória do Montes Claros na Superliga.

    Portanto não perca. Neste sábado, dia 1º de Maio, a partir das 10h30 da manhã, o especial “Montes Claros na Superliga de Vôlei.

    ResponderExcluir
  5. Oi gente, bom dia!

    Acaba de ser publicada no Jornal O Norte, a oitava edição do Suplemento Literário Seo João. O webdesigner Jadir Santos também já atualizou o site www.seojoao.com.br . Neste número temos uma entrevista feita pelo Prof. Dr. Rodrigo Nascimento com Evando Nascimento - Uma conversa sobre desconstrução, feminismo e literatura; Marcelo Antunes, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras / Estudos Literários da Unimontes, nos brinda com o artigo Henry Miller, o Argonauta Metafísico; e ainda a crônica Magaba do Prof. Ms Waldir Pinho Veloso, membro da Academia Montesclarense de Letras. As ilustrações foram feitas por Gilson Neves, mestrando do PPGL/ EL/ Unimontes.

    Visite o site e boa leitura!

    Cácio Xavier

    ResponderExcluir
  6. Amaro Sérgio Marquessegunda-feira, 03 maio, 2010

    Prezados,
    Venho convidá-los para o Seminário Municipal para Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, que será realizado no auditório da Escola Nornal de Montes Claros, situado na Avenida Mestra Fininha, no dia 14 de maio, com abertura as 9h.
    O evento será pela manhã e à tarde, e eu e o professor Antônio Prates estaremos ministrando palestras, junto com outros pesquisadores do tema.
    Favor comparecer e convidar seus colegas.

    Atenciosamente,
    Prof. Amaro Sérgio Marques
    Coordenador do GTHUCF

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma prazer receber sua visita. Obrigada pelo comentário.