Festas de Agosto 2010 - Programação Religiosa

Cortejos de ternos de congado desfilam sua alegria e fé pelas ruas da cidade

As Festas de Agosto, que acontecem até o próximo domingo, em Montes Claros, vão deixar o centro da cidade mais vivo e mais alegre, com as cores, sons, cantos e danças dos ternos de Catopês, Marujos e Caboclinhos, que saem em cortejo sacralizando as ruas, nas manhãs e noites dos cinco dias de festa.

Nas manhãs de quinta-feira, sexta-feira e de sábado, os ternos de congado saem do Automóvel Clube de Montes Claros, na Praça Dr. João Alves, percorrem as principais ruas do centro da cidade até chegarem à igrejinha do Rosário, onde é celebrada missa.

O reinado desfila sob um pálio, uma espécie de manto ou capa, precedido por príncipes e princesas representando a corte. A banda de música do 10º Batalhão da Polícia Militar completa o cortejo alternando dobrados com o canto dos dançantes. A cada dia, após o ritual, os mordomos oferecem almoço aos participantes de seus respectivos grupos. Na hora da refeição os catopês cantam: Viva o rei, viva a rainha, vamos comer arroz com galinha.

Um questionamento recorrente durante a festa é o porquê de os congadeiros demorarem tanto tempo para percorrer o trajeto do cortejo, da Praça Dr. João Alves até a Igrejinha do Rosário, na Avenida Coronel Prates.

Mestre Zanza explica que a proposta do cortejo é purificar os espaços para a passagem dos reis, rainhas e imperador. Segundo o Mestre, é necessário retirar das ruas as energias ruins e o cortejo faz uma limpeza energética. Como a cidade continua sua rotina, com o ir e vir de pessoas e carros, se uma rua for purificada e alguém passar - a pé, de carro, de moto, até mesmo um cachorro -, antes que o reinado passe pelo espaço, o ritual é quebrado e tem que ser refeito.

Isso explica o motivo da demora. O ideal seria que, diante do cortejo, as pessoas esperem na calçada até que este se complete, para, então, atravessar a rua.

Comentários