Costuras do tempo

A estilista Oneide Torres realiza Bazar com peças costuradas
com linhas de saudade

O poeta diz que recordar é viver. Talvez essa seja a proposta do bazar realizado pela estilista e artesã Oneide Torres, conhecida pelas suas produções para festas de gala. O Bazar acontece até dia 02 de outubro, na Casa de Cultura Márcia Prates e reúne um acervo de décadas, entre botões, que mais parecem bijouteria, linhas, rendas, tecidos e roupas prontas e em fase de acabamento.

Oneide conta que começou a costurar há mais de 30 anos. A princípio, suas próprias roupas, depois, para as amigas, que queriam roupas iguais às suas. “Pela originalidade, eu acho”, observa a estilista.

Com o tempo, o trabalho de Oneide ganhou notoriedade. Foi ela quem produziu o figurino para o 1° Glamour Girl, tradicional promoção realizada pelo colunista social Theodomiro Paulino. De lá pra cá, a costureira não parou mais e hoje, ela diz que não dispõe de espaço para guardar tantos artefatos que foram se acumulando ao longo dos anos. “Por isso decidi realizar o bazar. No primeiro dia (16/09) eram mais de 10 mil botões dos mais variados materiais – destaque para os de madrepérola, cristal, cunhados em metal -, metros e metros de tecidos, muitos deles já nem se fabricam mais, e muitas linhas, além das roupas prontas ou inacabadas, cada uma delas com um pouco de história e de saudade”, comenta Oneide.

Ainda dá tempo de reviver a história dessa artista que é parte do patrimônio de Montes Claros. O horário de visitas é de 9h às 19h, de segunda á sexta-feira, e de 9h às 12h, no sábado. A Casa de Cultura Márcia Prates fica na Rua Lírio Brant, 810 – Bairro Melo, em Montes Claros.

Comentários