Confira os homenageados da 24º edição do Psiu Poético
A cada edição, o Psiu Poético rende homenagem a poetas que se destacam no cenário nacional. Neste ano, o Salão vai além da poesia e também homenageia importantes nomes ligados ao cinema, cuja obra revela a cultura brasileira com uma surpreendente contemporaneidade poética. Confira os nomes:
Carlos Alberto Prates Correia

Rogério Salgado nasceu em Campos dos Goytacazes(RJ), mas, em 1980, mudou-se para Belo Horizonte/MG. Em 1983 criou, com Ecivaldo John e Virgínia Reis, a revista “Arte Quintal”, um dos mais importantes veículos culturais da época. Em 1993 criou o projeto “In/Sacando a Poesia”, que consistia em colocar poemas dentro de saquinhos de embalar pães nas padarias, recebendo, pelo projeto, o prêmio Capital Nacional-Categoria Poesia, em Aracaju/SE, em 1998. Em 2000 foi editor e orientador de pesquisa do livro “Uai Poético - pesquisando as raízes e veias poéticas”, de Virgilene Araújo, uma reunião de poetas atuantes na capital mineira. Neste mesmo ano, criou, com Wal Souza e outros poetas, o “Sarau da Lagoa do Nado”, dando inicio a efervescência poética que iria crescer nos próximos anos na capital mineira. É idealizador e realizador, junto com Virgilene Araújo, do “Belô Poético”, encontro nacional de poesia de Belo Horizonte, e “Poesia na Praça Sete”, já em sua 3ª edição.
Mano Melo
No cinema, participou de dezenas de filmes, curtas e longas metragens. Na televisão, teve participações em várias minisséries e telenovelas da Rede Globo. No teatro, interpretou várias peças em dezenas de espaços e eventos por todo o país. Como poeta, além de seu trabalho individual, fez parte do grupo de poesia “Ver o Verso”, junto com Pedro Bial, Alexandra Maia e Claufe Rodrigues, e do projeto “Poesia faz escola”, uma série de dez recitais em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro, para alunos de segundo grau das escolas públicas estaduais.
Osmir Camilo é fundador da ONG Lesma, formado em Designer, escritor, declamador e ator. Criador e coordenador do evento “Abril Poético”, que promove uma séria de intervenções envolvendo eventos literários, culturais e esportivos em mais de 10 cidades, nas regiões do Alto Paraopeba e Alto Piranga, alternando ano a ano.
Luiz Roberto Zanotti faz parte dos projetos “Poéticas da ruptura: linguagens dramáticas e cênicas do contemporâneo (Uniandrade)”, “Intermídia: estudos sobre a Intermidialidade (UFMG)”, "Cesh - Centro de Estudos shakespereanos”, “Dramaturgia, tradição e contemporaneidade da Abrace”, e projeto “Novos Autores”, do Núcleo de dramaturgia do Sesi. Na área artística atua como diretor teatral, dramaturgo, compositor e escritor.
Vera Lúcia Veríssimo de Souza, professora montesclarense, participa do Psiu Poético desde 1993 e, em 2007, lançou o livro “Cachoeiras de Emoções”.
Roseiras
ResponderExcluiro certo de tudo
é que ainda te aguardo
entre as roseiras da esquina
e a margem esquerda da poesia.
passeios a camas
sem aquelas flores vermelhas
como pintei
na tela da sua chegada.
nas minhas poucas certezas
eu te aguardo.