Arte para todos

Mercado municipal de Janaúba se transforma em teatro italiano


Com apresentação gratuita, a Ditarso Companhia de Dança resgata alguns dos principais mitos da região


O Mercado Municipal de Janaúba será transformado em um grande teatro italiano para receber a turnê que a Ditarso Companhia de Dança realiza no Norte de Minas. Nesta quarta, dia 03, às 19 horas, a população da cidade poderá assistir gratuitamente ao espetáculo de dança “Noitencantada” que resgata alguns dos principais mitos da região, como o Caboclo D água e a Mula-sem-cabeça.

Segundo o coreógrafo e diretor da companhia, Paulo Di Tarso, o objetivo é oferecer aos nortemineiros uma oportunidade de vivenciar uma experiência artística de qualidade e transformar locais de uso público em espaços de cultura. “Realizar uma apresentação de espetáculo de dança no Mercado Municipal é uma iniciativa que promoverá a democratização da cultura na região”, observa di Tarso.

Paulo di Tarso explica que o projeto prevê a consolidação do circuito cultural nortemineiro idealizado pela Ditarso Companhia de Dança em 2006 com o objetivo de tornar acessíveis à população da macrorregião bens artísticos gerados em Montes Claros. “O eixo principal é a realização de apresentações gratuitas de um espetáculo infanto-juvenil de dança em 06 cidades da região, cujo perfil revela uma carência de ações culturais, mais especificamente de artes cênicas. Além das apresentações, o projeto prevê a realização de oficinas de arte que possam contribuir com o desenvolvimento dos artistas e arte-educadores locais”, explica.

Nesta edição do projeto, a turnê inclui as cidades de Bocaiúva, Brasília de Minas, Capitão Enéas, Francisco Sá, Janaúba e Januária.

Parceria
Com o apoio do da Lei Estadual de Incentivo à Cultura/MG e do Programa BNB de Cultura, a Ditarso Companhia de Dança realizou, em 2006/2007, uma turnê por oito cidades do Norte de Minas apresentando gratuitamente o espetáculo infantil de dança “Pedro e o Lobo”.

As apresentações foram realizadas em um teatro italiano montado em praças públicas com todos os equipamentos necessários a espetáculos cênicos. Através da parceria com as secretarias municipais de educação e cultura das cidades contempladas, segundo Paulo, foi possível estruturar uma rede com todos os estabelecimentos de ensino fundamental do âmbito público e particular.

Os alunos desses estabelecimentos receberam estímulos na forma de informação e atividades que os prepararam para assistir ao espetáculo. As crianças, por sua vez, repassaram esse estímulo para familiares e vizinhos, ampliando a abrangência da comunicação. Como resposta a esta estratégia, 18 mil pessoas assistiram às apresentações realizadas pelo projeto.

Noitencantada
Os resultados dessa turnê incentivaram a elaboração de um novo projeto que, além de dar continuidade a este diálogo cultural, valorizasse aspectos culturais específicos da região. Desta forma, a Ditarso Companhia de Dança criou um novo espetáculo, também direcionado ao público infanto-juvenil intitulado “Noitencantada”.

"O roteiro do trabalho cênico nasceu de uma pesquisa bibliográfica realizada por um antropólogo sobre teoria antropológica e folclórica do Norte de Minas. Esta pesquisa nos aproximou de relatos coletados em 1912 pelo folclorista nortemineiro Manoel Ambrósio, e publicados em 1937 com o título 'Brasil Interior', formando um material simbólico que abrange os principais saberes e tradições da região de Januária, às margens do Rio São Francisco. Esses mitos e lendas que preenchem o imaginário do sertanejo nortemineiro compõem o principal argumento do novo espetáculo que, além dos códigos da dança, agrega outras linguagens cênicas e tecnologias", explica Paulo.

As apresentações do espetáculo serão realizadas nos ginásios poliesportivos, praças, rodoviárias e mercados das cidades, o que proporcionará maior acessibilidade ao público, revitalizando as parcerias firmadas com os estabelecimentos de ensino infantil e fundamental das cidades. "Dessa forma, além da distribuição de peças gráficas para os estudantes, as escolas parcerias poderão desenvolver atividades que resgatem as lendas e crendices da nossa cultura, possibilitando desdobramentos do projeto", completa Di Tarso.

Também serão realizadas oficinas para artistas e arte-educadores de algumas das cidades nos dias que antecedem as apresentações. Srgundo Paulo Di Tarso, o objetivo é a transferência de conhecimentos relacionados ao fazer artístico, seja ele no âmbito profissional ou amador.

“Acreditamos que este projeto terá um impacto maior que o anterior, uma vez que os vínculos necessários para sua execução já estão construídos. Além disso, essa turnê tem como diferencial a apresentação de um espetáculo baseado nas raízes culturais do público alvo, propondo assim um resgate da memória da região”, avalia Paulo.

Comentários

  1. Maravilha! Nós, moradores da Serra Geral, estamos sedentos por cultura.

    Danniel Olímpio
    www.verdelandiamg.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma prazer receber sua visita. Obrigada pelo comentário.