Termina o carnaval, o ano finalmente começa

Jerúsia Arruda

Acabou o carnaval, é hora de começar a pensar em trabalho. Parece ironia, mas a verdade é que o ano no Brasil só começa mesmo depois do carnaval. Devido o feriado prolongado e os festejos em si, cria-se uma expectativa enorme, mesmo entre as pessoas que não apreciam a folia, e assim, os projetos mais duradouros são planejados para iniciar somente depois do carnaval. Até mesmo alguns setores da economia iniciam suas atividades para valer somente depois da festa do Rei Momo. Exceto a Receita Federal e secretarias da Fazenda, que começaram a recolher os impostos mal o ano começou.

Nessa história, entre as festas de fim de ano e o carnaval, o país perde pelo menos 60 dias de produtividade. Neste ano com um agravante, já que o carnaval que acontece tradicionalmente em fevereiro foi programado para março.

A verdade é que não falta vontade de estender a folga, principalmente com as perspectivas de outro feriadão, o da Semana Santa. Como a partir de agora começam as promoções de pacotes de viagem, para muitos a rotina de trabalho vai ter que esperar mais um pouco.

Mas para a maioria, é mesmo hora é de voltar à realidade, de retornar ao trabalho. A partir de agora, o ano, digamos, comercial, realmente está se iniciando. Com exceção das escolas públicas, que decidiram estender o feriado até o dia 14 de março, para loucura dos pais que precisam voltar ao trabalho e não sabem o que fazer para ocupar o tempo ocioso das crianças.

É certo que depois de tanta folga, não há como não sentir o impacto dos ônibus lotados, trânsito congestionado e agenda lotada.

Nesse recomeço pós-folia, o que se espera é que algumas demandas, aguardadas com ansiedade pelos brasileiros, possam ser encaminhadas o quanto antes pelo Governo, apesar de saber que isso só irá acontecer mesmo a partir de segunda-feira.

Para quem está trabalhando desde 1° de janeiro, resta aguardar o reforço dos foliões.

Comentários