terça-feira, 5 de abril de 2011

Tim ArtEducação

Montes Claros comemora 10 anos do programa
Na edição de 2011, crianças e adolescentes podem participar das oficinas de musicalização, percussão, danças folclóricas, balé e artes circenses


Enxergar as pessoas com potencialidade de transformar tudo a sua volta. Essa visão é despertada nas inúmeras crianças e adolescentes que participam do TIM ArtEducAção. Este ano, o Programa completa uma década de atuação oferecendo a cerca de cinco mil alunos da rede pública de ensino, em 12 cidades mineiras, oficinas artístico-pedagógicas. "O maior ganho do Programa TIM ArtEducAção é a possibilidade de resgatar a auto-estima de crianças e adolescentes. A parceria entre o poder público e a iniciativa privada agiliza um processo que, em princípio, seria dificultado pela burocracia, mas que está sendo colocado em prática com muito sucesso", explica Marcelo Soares de Andrade, idealizador do Programa.

O lançamento da edição 2011 do TIM ArtEducAção em Montes Claros será no dia 6 de abril (quarta-feira), as 17h30, na CAIC Maracanã. O programa irá oferecer oficinas nas áreas de musicalização, percussão, danças folclóricas, balé e artes circenses. Outra característica do ano 10 é a ampliação da capacitação dos arte-educadores do Programa. Anteriormente, eles participavam anualmente de workshop dentro de sua área de atuação, e pela primeira vez eles desenvolvem o olhar para a produção e construção de um espetáculo.

Para isso, cerca de 70 professores participaram no último dia 18 e 19 de março de oficinas de maquiagem, figurino, cenografia, adereçaria e iluminação no Centro de Produção Técnica da Fundação Clovis Salgado, na Vila Marzagão, em Sabará. Em maio, todos passam por mais uma capacitação com coordenador do Programa, Marcelo Soares de Andrade, que percorrerá todas as 12 cidades ministrando a oficina Diálogos Sobre Construção do Espetáculo.

“Além das grandes transformações sociais que o programa vem acumulando ao longo de 10 anos, é importante ressaltar também a parceria e a integração que ele promove entre as iniciativas pública, privada e terceiro setor, formando o verdadeiro tripé sustentável do investimento social. É um programa conduzido e administrado de forma profissional, sem que os profissionais envolvidos percam a sensibilidade necessária para utilizar a arte como instrumento que proporciona novas oportunidades”, destaca o diretor Consumer da TIM em Minas Gerais, Fernando Mota.

Pesquisas realizadas pela UFV com os jovens envolvidos no TIM ArtEducAção demonstram os bons resultados do Programa. 83% dos alunos pesquisados acreditam que o TIM ArtEducAção colaborou para a melhoria em sua convivência e comportamento. Quem também percebe essa diferença são as famílias dos participantes, 96% delas citam que o comportamento da criança melhorou após a participação nas aulas de arte.

OFICINAS
Algumas aulas deste semestre já começaram e ocorrem de segunda a sexta, duas vezes por semana, para crianças e jovens de 7 a 18 anos. Os alunos da rede municipal ou interessados em participar poderão se inscrever em algumas oficinas que ainda tem vagas. Quem quiser fazer balé pode procurar o Centro Cultural Hermes de Paula, aqueles com interesse nas aulas de circo podem fazer inscrição no Centro de Convívio Luizinha Gonçalves Soares e os jovens que gostariam de fazer danças folclóricas podem se dirigir ao Centro de Convívio Raimundo Neto.

A articuladora do Programa na cidade, Ana Paula Lima, só tem elogios ao TIM ArtEducAção, que já atendeu cerca de duas mil crianças e adolescentes em Montes Claros e neste ano atenderá cerca de 250 jovens nas oficinas. “O Programa contribui na formação profissional dos artistas da cidade. Muitos alunos das oficinas se tornaram monitores, outros são bailarinos hoje no Centro Cultural e em outras companhias artísticas de Montes Claros”, afirma.

Desenvolvido em parceria com as Prefeituras dos municípios, através das Secretarias de Cultura e Educação em várias cidades do Estado, o TIM ArtEducAção está presente em Araxá, Barbacena, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

Realizado desde 2001 o projeto tem obtido resultados positivos nas cidades mineiras beneficiadas pela iniciativa. “Damos muito valor para a parceria que temos com o TIM ArtEducAção. O Programa é uma referência na área cultural da cidade, além de trabalhar outras frentes importantes para o desenvolvimento de nossas comunidades, como a inclusão social e a cidadania. Temos exemplos de jovens que começaram ainda crianças fazendo oficinas e hoje trabalham no setor cultural de Montes Claros” complementa Ildeu Jesus Lopes, secretário municipal de Cultura.

O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte, com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocinado pela empresa TIM. A prefeitura Municipal de Montes Claros é parceira do Programa, através da Secretaria de Cultura que é realizadora do TIM ArtEducAção na cidade há nove anos.

SERVIÇO
Lançamento ano 10 TIM ArtEducAção em Montes Claros
06 de abril, às 17h30
Local: CAIC do maracanã, na Rua Queluz s/nº, Bairro Maracanã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É uma prazer receber sua visita. Obrigada pelo comentário.