Aplausos a Maria Lúcia Godoy

A soprano mineira participa do projeto Estações Musicais e recebe homenagem em Montes Claros

O projeto Estações Musicais na Unimontes apresenta, no dia 31 de maio, às 19h30, no Auditório do Espaço OAB Eventos, o concerto Maria Lúcia Godoy – uma trajetória de sucesso, ocasião em que a cantora lírica também será homenageada pelo projeto.

A soprano mineira Maria Lucia Godoy é reconhecida como a maior cantora brasileira de sua geração. É, ao mesmo tempo, uma cantora de rara sensibilidade que interpreta, e uma atriz de talento que canta.

Essa versatilidade permite que ela esteja à vontade tanto nas obras clássicas mais elaboradas quanto nas populares mais autênticas, e possua um imenso repertório, que vai das canções napolitanas, modinhas imperiais e serestas mineiras a autores contemporâneos como Edino Krieger, Cláudio Santoro, Ronaldo Miranda, Marlos Nobre, Waldemar Henrique, Heckel Tavares, Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque de Holanda, Wagner Tiso, entre outros.

A celebrada soprano Bidú Sayão chegou a considerá-la sua sucessora.

Ligada culturalmente a momentos marcantes da história brasileira, Maria Lúcia Godoy já cantou em homenagem ao translado dos restos mortais de D. Pedro I ao Brasil, no Mosteiro dos Jerônimos (Lisboa). Convidada pelo presidente Juscelino Kubitschek, apresentou-se na cerimônia de inauguração de Brasília. Foi condecorada com a Grã-Cruz da Inconfidência, pelo governo de Minas Gerais.

Maria Lucia Godoy é considerada a maior intérprete de Heitor Villa-Lobos, cuja obra sempre foi presença obrigatória em seu repertório. A cantora possui 18 discos gravados, a maioria deles dedicados à música brasileira. No CD “Cantares de Minas” inclui a modinha Amo-te Muito do compositor montes-clarense João Chaves.

Sobre a cantora, Vinicius de Moraes disse: Maria Lúcia quando canta, colhe estrelas no céu. E Juscelino Kubitscheck: A mais bela, a mais comovente, a mais importante voz deste país.

HOMENAGEM
No espetáculo do dia 31 de maio, sob a coordenação da professora e pianista Talitha Peres, o projeto Estações Musicais na Unimontes homenageará a soprano através das vozes das cantoras montes-clarenses Patrícia Peres, Aparecida Soares, Simone Santana, Maria Odília Quadros, Juliana Peres e da pianista Talitha Peres que interpretarão canções sempre presentes na carreira da artista.

As cantoras interpretarão serestas com a participação do Madrigal Estações Musicais, sob regência do professor Fábio Carvalho, e do Grupo de Serestas Vozes de Prata, sob coordenação da professora Fabíola Monção.

Também participam do espetáculo os atores: Mônica Mesquita, Hellen Durães, Alison de Sá, Juliana Vieira e Helmer Ezion, alunos do Curso de Teatro da Unimontes, sob a coordenação do prof. Paulo Henrique Dias.

MARIA LUCIA GODOY
A cantora e atriz é mineira, nascida na cidade de Mesquita, de onde se mudou para Belo Horizonte ainda criança. Na capital mineira, ela se formou em Letras na Universidade Federal de Minas Gerais, e iniciou seus estudos musicais com Honorina Prates. No Rio de Janeiro, estudou com Pasquale Gambardella e, posteriormente, obteve bolsa de estudos para aperfeiçoamento com Margarete von Winterfeld na Alemanha

Serviço

Projeto Estações Musicais na Unimontes
Dia 31 de maio, às 19horas, no auditório do Espaço OAB Eventos (Rua Walter Ferreira Barreto, nº 154 – Ibituruna, Montes Claros).A entrada é de graça.

Comentários