Exposição Iraniana


Galeria Márcio Leite recebe e comercializa obras de Afra Sareban

A Galeria de Artes Márcio Leite realiza entre os dias 02 e 09 de setembro, a primeira exposição de esculturas iranianas do artista plástico Afra Sareban. A abertura será às 20h e contará com a presença do diretor da Casa Iraniana de Cartum e Arte, Massoud Shojai Tabatabai.

As 16 esculturas têm tamanhos e formatos diferentes, retratam e valorizam importantes símbolos do Irã, país considerado um dos berços da humanidade, com mais de 2.500 anos de história.

As peças iranianas são muito valorizadas no mercado de artes internacional. “São peças originais, modernas, confeccionadas em argila e brilhante encontrados na cidade de Teerã”, explica Massoud Shojai Tabatabai.

O diretor ainda comenta que o processo de produção de cada peça é muito trabalhoso e exige do artista plástico, além do talento, muita dedicação e disciplina para se chegar ao resultado que deseja.

Afra Sareban nunca expôs os seus trabalhos em território brasileiro. “É a primeira vez que o país, especialmente Montes Claros, expõe e comercializa peças internacionais de esculturas iranianas do artista Afra Sareban. Ele produziu apenas 10 peças este ano e a superfície das peças são únicas e queimadas em forno”, conta o artista plástico Márcio Leite, diretor da Galeria Internacional que leva o seu nome.

Todas as 16 peças que estarão em exposição e comercialização percorreram mais de 2 mil quilômetros e já se encontram na Galeria Internacional Márcio Leite, mas só poderão ser visitadas a partir do dia 02 de setembro.

Abertura

Massoud Shojai Tabatabai estará em Montes Claros para abrir o lançamento da exposição. Esta é a segunda vez que ele vem a Montes Claros.

A primeira foi em 2010 quando a convite do artista plástico Márcio Leite, veio para a Exposição “Do Irã” que reuniu 35 obras.

Graduou-se em pintura pela Faculdade de Artes da Universidade do Teerã. Foi fotógrafo na guerra Irã x Iraque sendo atingido por armas químicas. Editou dois livros de fotos sobre o conflito.

Comentários