Ópera "Ave Maria"



“Ave Maria” em homenagens às mães
O concerto é produzido pela Unimontes e Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez


Núcleo de Ópera da Unimontes

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Jardim Panorama, região central de Montes Claros, receberá neste domingo (19/05), o concerto “Ave Maria” produzido pelo Núcleo de Ópera da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez. A apresentação será às 9 horas, antecedendo missa a ser celebrada pelo padre Geraldo Tolentino.

O concerto faz parte das comemorações pelos 25 anos da primeira apresentação de ópera em Montes Claros. “Ave Maria” também presta homenagens às mães.

Serão apresentadas as composições “Ave Maria” de vários compositores consagrados, como Charles Gounod, Franz Schubert, Marietta Neto, Caccini, Fure e Adenor de Barros, dentre outros. O público também terá a oportunidade de conhecer a “Ave Maria do Catopé”, peça da musicista Maristela Cardoso.

“A composição, para solo e coro, mostra ritmos do Congado das Festas de Agosto de Montes Claros e, ainda, os movimentos e efeitos visuais das fitas coloridas usadas pelos Catopés”, explica a professora Maristela Cardoso, autora da “Ave Maria do Catopé” e coordenadora geral do Núcleo de Ópera da Unimontes.

Dentre os solistas e coralistas estão acadêmicos e egressos do curso de Artes/Música da Unimontes: Rosane Souto, Eliane Bandeira, Vilma Zurc, Leila Brito, Nikolas Medson, Armanda Souza, Eduardo Lino, Jéssica Dayana e Magna Mercês. Participam, ainda, músicos convidados do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez e da comunidade montes-clarense, como Warley Lopes, Suzana Amaral, Daniel Marcelo, Lucas Cobain, Ricarlene Silva, Vilma Neri, Dilma Mourão e Jonathan Guimarães.

O concerto terá o acompanhamento musical do pianista e tecladista Carmerindo Miranda. O Núcleo de Ópera da Unimontes é um projeto do Departamento de Artes e do curso de Música, com apoio da Pró-reitoria de Extensão Cultural. Coordenado pela professora Maristela Cardoso, conta com a assessoria artística e técnica dos professores Christiane Franco, Roberto Mont´Sá e Maria Amélia Callado, que também estarão cantando como solistas no concerto Ave Maria.


______________________________________
SERVIÇO

“Ave Maria” em homenagens às mães
Domingo (19/05), às 9horas
Igreja do Sagrado Coração de Jesus, bairro Jardim Panorama, em Montes Claros

Comentários