Festa do Veio Feio


Festa folclórica agita Nova Esperança na madrugada de Sábado de Aleluia



Faça um programa diferente no feriado de Sexta-Feira da Paixão. A dica é a “Festa do Veio Feio”, uma tradição centenária do distrito de Nova Esperança, a 18 quilômetros do centro de Montes Claros.

Apesar de o evento acontecer há mais de um século, inspirado em festejos populares da Bahia, ainda tem quem não conhece (e não sabe o que está perdendo). Começa à meia noite e vara a madrugada do Sábado de Aleluia, movimentando as ruas do distrito.

Considerada uma espécie de malhação de Judas Escariotes, a festa é uma tradição de mais de 100 anos que chama atenção pelas figuras fantasiadas e com máscaras dantescas, como que saídas de um pesadelo. São cerca de 100 protagonistas trajando fantasias e carrancas terríveis, que saem pelas ruas amedrontando os incautos só de olhar.

Trazem nas mãos uma espécie de cipó entrelaçado, que utilizam para se "defender" dos malfeitores, as pessoas que zombam chamando-os de ‘veios feios’, ou daqueles que tentam bulir neles. Nesses casos as cipoadas nas pernas são certeiras. Quem já passou pela experiência diz que não dói nada; outros não querem saber de repetição das cipoadas. Na dúvida sobre a força com que os cipós são utilizados, é melhor não arriscar. É ficar calado, só vendo os ‘veios feios’ passar.

A festa é divertidíssima e até de dar medo em quem não a conhece. Porém, prova de que tudo é apenas brincadeira, é que as crianças, maravilhadas, pedem aos ‘veios feios’ para tirarem fotos com elas o tempo todo.

TRADIÇÃO
De acordo com Djalma dos Santos, o organizador, a festa reúne cerca de quatro mil pessoas por ano. "Essa tradição existe há mais de 100 anos. Já tem 20 anos que organizo a brincadeira, que foi trazida pelo meu pai da Bahia com o objetivo de proporcionar alegria a todos e trazer benefícios para nossa comunidade. É preciso que todos saibam brincar, para amanhã e depois ter bons comentários e virem mais turistas”, destaca.


A regra é a seguinte: "Quem ‘bulir’ com os ‘veios feios’ leva cipoada. Então, a brincadeira consiste em provocar e escapar dos ‘veios feios’, explica Santos. A festa tem início à meia noite e se estende até o fim da madrugada de Sábado de Aleluia, com as pessoas seguindo os ‘veios feios’ em suas andanças pelas ruas".

Comentários