Lançamento


 Dona Palmyra, aos 96 anos, lança novo livro


A escritora Palmyra Santos Oliveira, lança seu segundo livro em Montes Claros, neste sábado (02/04), no exato dia em que completará 96 anos de idade. O lançamento será às 20h, no Salão de Eventos “Deus e Liberdade” (Avenida Mestra Fininha, 610), em Montes Claros. Muito lúcida e atuante, é membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e da Academia Feminina de Letras de Montes Claros.

O livro reúne crônicas em que relata suas memórias de Montes Claros dos anos 20, 30 e 40 do século passado; e de Porteirinha, a partir de meados da década de 1940. Relembra familiares, pessoas amigas e fatos pitorescos dessas duas cidades que dividem seu coração: a terra natal e aquela que a acolheu nos albores da sua juventude, quando ali chegou para ser a primeira professora da 4ª série primária, pouco tempo depois de haver concluído o curso normal no Colégio Imaculada Conceição, em Montes Claros.

Com duzentas páginas ricamente ilustradas por fotografias antigas, o livro da quase centenária escritora traz, em capítulo especial, a genealogia de duas importantes famílias de Montes Claros: a Pereira dos Santos (do seu lado materno), e a Gonçalves de Oliveira – “Os Viriatos” (pelo seu lado paterno). Há também breve incursão no campo da poesia e da trova.

O escritor Wanderlino Arruda, autor do prefácio, diz que pensa em D. Palmyra “na mesma medida que penso em Cora Coralina, porque para ambas a vida seria curta ou longa demais – e sem sentido – se não tocasse o coração das pessoas. Neste livro, a autora não faz economia de amor, não deixa qualquer sentimento para depois. Tudo, tudo mesmo, é um constante hoje, um agora, uma sempiterna visão de quem sabe apreciar o mais apreciável de cada segundo vivido e amado”.

Para o jornalista Alberto Sena, que assinou o posfácio, “Dona Palmyra é mulher vivaz. Quem foi aluno dela deve se sentir orgulhoso de ter sido orientado por uma mulher da estatura intelectual dela”.

Na semana seguinte, dia 8 de abril, haverá noite de autógrafos em Porteirinha, às 20h, no Centro Cultural Anísio Santos.

Comentários