quarta-feira, 6 de julho de 2016

Mostra Pigmalião

Grupo de teatro faz turnê inédita em Montes Claros 

A companhia Pigmalião realiza uma programação especial na cidade, com espetáculos e oficinas gratuitas 

 

A companhia `Pigmalião Escultura que Mexe`, do grupo de teatro de bonecos de mesmo nome, de Belo Horizonte, traz à maior cidade do Norte de Minas cinco espetáculos e oficinas, com apresentações gratuitas de sexta a domingo (8 a 10 de julho). Trata-se de uma excursão inédita do grupo na região Norte de Minas. O evento tem apoio da Unimontes, Governo de Minas Gerais e da Petrobras.

Na Unimontes, será realizada a oficina ‘A relação entre ator e boneco’, nesta sexta-feira, de 9h às 18h, no prédio 2 (Centro de Ciências Humanas/CCH), com suporte do Curso Artes/Teatro. Criado em 2007 e com experiências na Itália, França, Portugal, Peru e França, o grupo estreia no interior do Estado.  A atividade é uma parceria com o curso de Artes/Teatro da universidade e contempla técnicas de manipulação direta, estimulando o aluno a investigar as relações possíveis entre o ator-manipulador e o boneco. A oficina é aberta, com inscrições pelo site www.pigmaliao.com.

No sábado (09), às 19h, a programação da mostra vai para o Centro Cultural Hermes de Paula, com a cena curta “Verbo”, que trata da criação do homem, abordando a sua fragilidade e sua condição no mundo em uma montagem intimista livremente inspirada no livro do Gênesis.

Na sequência, às 20h, o espaço recebe o espetáculo ‘A Filosofia na Alcova’, adaptação da obra do polêmico francês Marquês de Sade, que relata a história de uma jovem garota que é iniciada no mundo das perversões por tutores devassos, misturando sexo, violência, questionamentos religiosos, comédia, pornografia e tragédia.

No domingo (10), é a vez da Praça da Matriz se tornar palco das apresentações com as irmãs “Bira e Bedé”, às 10 horas. São duas gêmeas idênticas de enorme estatura que caminham pela cidade procurando e inventando atividades para preencher o tempo do seu cotidiano tedioso. Às 11 horas, com ‘Seu Geraldo Voz e Violão’, o carismático violeiro se apresenta ao lado de sua namorada Dona Catarina, de 81 anos, e Ana, sua irmã. Os espetáculos acontecerão durante a Feirinha de Artesanato.

A Mostra encerra à noite, no dia 10 de julho, no Centro Cultural Hermes de Paula, quando recebe, às 19h, o espetáculo ‘O Quadro de Todos Juntos’, um retrato de uma família aparentemente perfeita, mas revela as loucuras escondidas sob camadas de falsas virtudes sociais. “São atores com máscaras e bonecos em tamanho natural conduzem os espectadores a uma viagem pelo próprio inconsciente”, explica o Diretor Artístico e Coordenador Geral do Espaço Pigmalião, Eduardo Félix.

PIGMALIÃO

O Pigmalião busca o reconhecimento do teatro de bonecos na produção artística contemporânea. O Pigmalião Escultura Que Mexe é um coletivo de artistas que encontrou no teatro de bonecos o veículo ideal para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas. A marionete de fios, a relação do ator com o boneco e o Teatro Visual são seus principais focos.


SERVIÇO
Mostra Pigmalião Escultura que Mexe em Montes Claros

Verbo (cena curta) – Dia 9/7 às 19h
Local: Centro Cultural (Praça Doutor Chaves, 32 – Centro)
Duração: 10 minutos
Para maiores de 12 anos.
Entrada gratuita

A Filosofia na Alcova – Dia 9/7, às 20h
Local: Centro Cultural
Duração: 1h20
Para maiores de 18 anos.
Entrada gratuita (retirada do ingresso na bilheteria 2h antes do espetáculo).

Ficha técnica
Direção e adaptação: Eduardo Felix
Elenco: Aurora Majnoni, Cora Rufino, Eduardo Felix, Igor Godinho, Liz Schrickte e Mariana Teixeira.

Bira e Bedé – Dia 10/7, às 10h
Local: Praça da Matriz (na Feirinha de Artesanato)
duração: 50 min.
Entrada gratuita

Ficha técnica
Direção e concepção plástica: Eduardo Felix
Direção de cena: Igor Godinho
Elenco: Aurora Majnoni e Liz Schrickte

Seu Geraldo Voz e Violão – Dia 10/07 às 11h
Local: Praça da Matriz
duração: 1h
Entrada gratuita

O Quadro de Todos Juntos – Dia 10/7, às 19h
Local: Centro Cultural
duração:1h
Para maiores de 16 anos
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É uma prazer receber sua visita. Obrigada pelo comentário.